De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Colunistas

José Saramago no teatro Donmar Warehouse em Londres

Um dos mais aclamados romances do grande Mestre José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, foi publicado em Portugal pela primeira vez em 1995 e em Outubro de 1997 foi publicado em inglês com o título, Blindness.

Blindness, The Gospel According To Jesus Christ, Baltasar and Blimunda, respetivamente, Ensaio Sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento, estão entre os mais populares e mais aclamados romances do grande Mestre na língua inglesa.

A 14 de maio de 2008 o filme Blindness, foi apresentado em Cannes, com a realização de Fernando Meirelles e com um elenco de atores de renome mundial, como Julianne Moore (a mulher do médico),  Mark Ruffalo (o médico), Dany Glover (o velho da venda preta), Alice Braga (a rapariga dos óculos escuros) e muitos outros que deram corpo e vida às personagens criadas pelo Mestre neste genial e ao mesmo tempo perturbante romance.

Blindness regressa aos palcos, desta vez no The Donmar Warehouse em Londres de 3 a 22 de Agosto do corrente ano.

Donmar Warehouse é um teatro com duzentos e cinquenta e um lugares sentados mais vinte em pé, sem fins lucrativos e que se situa em Convent Garden em Londres.

Abriu a dezoito de Julho de 1997 e desde essa época até aos dias que correm por lá passaram nomes de diretores artísticos sobejamente conhecidos, como Sam Mendes, Michael Grandage e Josie Rourke.

The Donmar Warehouse em Londres reabre este verão, depois dos atribulados primeiros meses da pandemia, para uma instalação sonora imersiva que explora o pânico causado por uma epidemia.

O romance de José Saramago tem todos os condimentos necessários a uma grande produção cinematográfica ou teatral, desde que caia nas mãos certas, capazes de trazer à vida as personagens e a tempestuosa, por vezes incómoda parémia que elas representam.

O diretor artístico da Donmar Warehouse, Michael Longhurst afirmou que a história na qual os habitantes de uma cidade de repente começam a ficar cegos, é uma alegoria extraordinária sobre a resposta de um governo e da sociedade a uma pandemia. E no que ao governo ca de terras de sua majestade, bem como grande parte da sua sociedade, diz respeito, a resposta à pandemia que virou o planeta do avesso, não tem dado, nem governo nem sociedade (grande parte dela) motivos de orgulho.

Lizzie Clachan, coreografa e Jessica Hung Han Yun transformarão o local da instalação, criada com tecnologia binaural. Ou seja, os visitantes ouvirão em auscultadores uma paisagem sonora criada por Ben e Max Ringham. A adaptação é de Simon Stephen e Blindness será dirigido por Walter Meierjohann.

O conteúdo descrito em áudio estará disponível bem como uma instalação legendada.

Em tempos de pandemia, Ensaio Sobre a Cegueira, Blindness, ressurgiu uma vez mais como um dos best-sellers de um romance que em muitos casos descreve de maneira, por vezes cruel, mas justa, alguns dos comportamentos de governos e sociedades quando postos à prova, em momentos de impotência e fora de controle.

Apesar de tudo, no meio do caos e degradação humana é preciso nunca desistir, e apesar de o caminho se tornar penoso e difícil de palmilhar, o segredo de sair do outro lado do túnel escuro onde se espera que esteja a luz, é continuar a caminhar, mas sempre unidos por um mesmo sofrer mas também por uma mesma esperança.

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.