De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Mundo

Jornalistas timorenses vão continuar a ter ajuda linguística do Camões

Decorreu no dia 28 de maio de 2020, na Embaixada de Portugal em Díli, a assinatura do Acordo de Prorrogação ao Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Secretaria de Estado para a Comunicação Social (SECOMS) para o Projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ).

O CLJ, que tem como objetivo contribuir para a transmissão de informação fidedigna em língua portuguesa, teve início em setembro de 2016 e terminaria a 31 de dezembro de 2019. O Camões, I.P. e a SECOMS decidiram, contudo, estender as atividades do CLJ até 31 de dezembro de 2020 até que seja concluída a negociação e aprovada uma 2.ª fase deste Projeto.

O Embaixador de Portugal, José Pedro Machado Vieira, que assinou este Acordo de prorrogação, em representação do Camões, I.P., referiu que o projeto é estruturante e uma referência dentro da cooperação bilateral entre os dois países. O impacto a nível da melhoria das competências no domínio da língua portuguesa dos profissionais de comunicação social de Timor-Leste é notório.

Através da formação de língua portuguesa de 211 profissionais de comunicação social timorenses, a produção de manuais para todos os níveis de formação e o acompanhamento de equipas de revisão linguística e produção de conteúdos, o CLJ é de “extrema importância” para o setor, declarou o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Mericio Juvenal dos Reis ‘Akara’.

O Camões, I.P. e a SECOMS dão, assim, continuidade, sem interrupções, à formação de língua portuguesa a jornalistas e outros profissionais do setor da comunicação social bem como à formação de revisores e revisão linguística dos conteúdos informativos em português.