De que está à procura ?

Lifestyle

Jornalistas portugueses selecionados para bolsas Portugal-Alemanha

© Design: Suzana Carneiro / Goethe-Institut Portugal

Tiago Carrasco (Expresso), Tilo Wagner (Expresso), Sofia Craveiro (Público), Frederico Raposo (Mensagem de Lisboa), Sofia Marvão (CNN Portugal) e Iuri Portalegre (CNN Portugal) são os jornalistas escolhidos para integrar a edição de 2025 das Bolsas de Jornalismo Portugal-Alemanha.

Promovida pelo Goethe-Institut Portugal, esta iniciativa visa apoiar a produção de reportagens aprofundadas e relevantes que incidam sobre questões políticas, económicas, sociais, culturais ou históricas na Alemanha. Também são valorizadas propostas que abordem relações bilaterais entre Portugal e Alemanha ou temáticas europeias que contribuam para a compreensão mútua e a promoção dos valores democráticos no seio da União Europeia.

As bolsas destinavam-se a jornalistas a título individual ou em coautoria, como é o caso de Tiago Carrasco e Tilo Wagner, que apresentarão um trabalho conjunto em representação do Expresso. Cada projeto selecionado receberá apoio financeiro e institucional para a investigação e desenvolvimento das peças jornalísticas, que deverão ser publicadas nos respetivos órgãos de comunicação portugueses. O júri foi composto por António Perez Metelo, Fátima Lopes Cardoso e Miguel Crespo.

Conheça ao pormenor cada uma das propostas:

Tiago Carrasco, Tilo Wagner | Expresso
Um trampolim para o coração da Europa – a rota dos imigrantes entre Portugal e a Alemanha

O Espaço Schengen oferece perspetivas de fixação na UE a partir dos diversos pontos de entrada nele. O projeto proposto por Tiago Carrasco e Tilo Wagner é pertinente e de elevado interesse público, uma vez que existe demasiada desinformação à volta deste assunto que está na ordem do dia e que urge investigar. A proposta de realizar uma investigação sobre as rotas dos emigrantes, com recurso a entrevistas e a consulta de fontes especializadas credíveis nos dois países, e a publicação em Portugal e na Alemanha em meios reconhecidos, pode ajudar a dar uma visão desconhecida da imigração aos portugueses e aos alemães, ajudando a desfazer ideias feitas e mitos do senso comum.

Sofia Craveiro | Público
“Gastarbeiter” ou as histórias perdidas das emigrantes na Alemanha

Desde há uns bons 60 anos, o termo “Gastarbeiter” entrou no vocabulário de centenas de milhar de famílias de trabalhadores portugueses, que escolheram a Alemanha em busca de uma vida melhor. Mas essa história nunca foi contada no feminino. Nada se escreveu sobre as trabalhadoras emigradas, como se as mulheres não tivessem tido um papel fundamental nessas mudanças radicais de vida. A proposta de trabalho apresentada pela jornalista Sofia Craveiro revela um sentido inédito e original que vai ao encontro do que deve ser tema de reportagem histórica, mas que nos remete para o presente. Sendo um assunto de memória ligado a um projeto que criou condições de integração e garantias de condições laborais dos trabalhadores estrangeiros oriundos de Portugal, Itália ou, entre outros, Grécia, na Alemanha, nos tempos em que circula tanta desinformação sobre os imigrantes em Portugal, mas também se procura soluções sobre como permitir a imigração controlada e que garanta o equilíbrio social, esta reportagem pode trazer um contributo relevante. 

Frederico Raposo | Mensagem de Lisboa
Da Alemanha para Lisboa? Soluções urbanas para os desafios climáticos

As alterações climáticas e as medidas que os decisores políticos precisam de assumir para encontrar soluções que mitiguem os problemas que advém destas mudanças têm de ser assuntos prioritários da agenda mediática. A análise de soluções aplicadas no contexto alemão e o que as cidades portuguesas podem aprender perante os desafios climáticos atuais, em especial do ponto de vista do impacto para os cidadãos, poderá resultar num excelente trabalho com impacto positivo. Ao apoiar esta proposta jornalística de Frederico Raposo que se propõe identificar soluções e respostas concretas aos desafios urbanos, neste caso específico, para Lisboa a partir do modelo de mobilidade urbana sustentável adotado por Berlim, a reportagem pode contribuir para impulsionar a adoção de medidas essenciais por parte dos atores políticos, no sentido de melhorar o bem-estar dos cidadãos, além de os esclarecer sobre práticas que possam beneficiar a neutralidade carbónica. Afigura-se muito atual e relevante divulgar boas práticas neste campo, suscetíveis de incentivar novas ideias e ações nas cidades de Portugal.

Sofia Marvão, Iuri Portalegre | CNN Portugal
Portugal na bagagem: Fragmentos de casa no exílio contemporâneo

A imigração, os jovens e o encontro de culturas formam um campo potencialmente muito interessante e rico para pensar sobre as dinâmicas de pertença e desenraizamento. Mais do que a construção de um sentimento comum, o projeto parte da fricção e da ambivalência em torno do que significa pertencer. Assim nasce a proposta, do encontro entre duas formas diversas de ouvir o mundo: o jornalismo e a antropologia. As histórias humanas da emigração podem ajudar a compreender os desafios que se colocam em ambos os países a quem parte e a quem chega. Ao dar corpo e voz à experiência de jovens emigrados na Alemanha, a proposta de Sofia Marvão e Iuri Portalegre aborda um tema com forte possibilidade de gerar identificação em públicos que tendem a estar afastados do jornalismo e mais próximos das redes sociais. Além do tema, da qualidade e da fundamentação da própria proposta, a utilização da linguagem multimédia, de preponderância visual e sonora, também é essencial para atrair novos leitores.

Mais informações sobre os projetos vencedores e sobre a iniciativa podem ser consultadas na página oficial do Goethe-Institut.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA