De que está à procura ?

Alemanha

João Marques: 50 anos de carreira de um fadista cá de fora

Foi na presença do burgomestre de Neuss e do cônsul-geral de Portugal que o fadista João Marques, português radicado na Alemanha, festejou 50 anos de carreira.

Comovido, João Marques, confessou ao BOM DIA ter deixado fugir “algumas lágrimas” sobretudo por estar na companhia de fadistas extraordinárias que ele próprio escolheu para consigo comemorar 50 anos de fado.

João Marques canta habitualmente com Suzana Pais, uma fadista que Marques descobriu e que lhe pede agora que “nunca deixe de cantar”. Suzana Pais admite que sem o homem que lhe abriu as portas do fado a sua vida seria totalmente diferente.

A noite de gala que juntou dezenas de fãs e amigos de João Marques no RomaNEum, em Neuss, no leste da Alemanha, contou ainda com a presença de Aurora Gonçalves e Maria Inês Graça. “Duas fadistas que eu vi crescer para o fado”, explicou ao BOM DIA João Marques, explicando que a presença de ambas na sua festa é “um enorme prazer”. O mesmo dizem as fadistas que “não trocariam a noite que passaram em Neuss por nada no mundo”.

José Manuel Carneiro Mendes foi o “culpado” pela festa de comemoração dos 50 anos de carreira. João Marques explicou em palco que o cônsul-geral de Portugal em Düsseldorf “é uma pessoa única, e que não vamos deixar voltar para Lisboa”.

A noite de fado teve ainda como guitarristas Ivo Guedes, Miguel Ruas e Ruben Claro. Veja abaixo o vídeo com os melhores momentos:

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA