Ano após ano sempre o mesmo flagelo! Não é nada agradável ver tanta destruição!
O fogo é uma das coisas mais fortes na natureza. Incêndios de grandes proporções contribuem para muita devastação e ruína de muita floresta, propriedade, destruição de vida animal e vida humana! Como contribuem para a erosão. Deixando o solo sem protecção contra as chuvas fortes que muitas vezes ocorrem depois de um verão quente, e que acabam de levar em grandes enxurradas a camada superficial do solo. Evidentemente que também a flora é afectada, e grande parte de pastores e lavradores ficam sem o pasto para seus rebanhos.
Os meios de combate aos fogos não tem impedido que estes sejam destrutivos!
Muitos são os factores que tem contribuído para que vários incêndios incontroláveis, ano após ano ocorram em Portugal. Muita coisa terá que mudar para que os incêndios sejam reduzidos grandemente! A solução vai alem de adquiri mais meios aéreos e terrestres de combata aos incêndios florestais.
Soluções e estratégias para acabar quase com a totalidade dos incêndios existem, só que nunca nenhuma entidade a pôs em prática e também não a conheça bem! Daí que não é agradável viver numa região, ou num pais em que seus habitantes sejam prisioneiros reféns dentro de suas próprias casas, pois estarão sujeitos a contrair doenças por tão grande inalação de fumos densos que cobrem durante dias cidades e aldeias!
Sei que as autoridades concelhias estão tão ou mais preocupadas quanto eu estou para que nada disto mais aconteça! Não me quero jamais envolver nas politicas que governam nosso pais. Mas queria apenas apresentar minhas sugestões que quando postas em pratica funcionarão! Daí meu convite para uma “ Reunião de ideias com diversos cidadãos e autoridades para contribuírem para terminar com este tão grande flagelo dos fogos “ MEUS PLANOS SERAO EXPOSTOS SÓ NESSA REUNIAO “. E mais tarde poderão ser divulgados também nos orégãos de comunicação social ! Aqui fica meu convite! .
Alem fronteiras muitos se interrogam, por que tantos fogos em Portugal !
O tema dos incêndios passou além das fronteiras devido à dimensão que alcançam. Raramente se relatam na Alemanha acontecimentos ocorridos em Portugal, principalmente aqueles acontecimentos que poderiam engrandecer a Portugal como povo. Mas este ano a televisão alemã mostrou a fraqueza de um país que, noutros campos e domínios quer exibir o estatuto de uma “potencia global, por outro lado, não consegue dentro das suas fronteiras, apagar um incêndio e cuidar dos seus parcos recursos naturais.
E eram caricatas muitas imagens vistas na televisão de pessoas, que com um simples balde de cinco litros de água lutavam para apagar uma gigante frente de fogo! Fogo esse que nem toneladas de água lançadas de aviões conseguiam apagar tais incêndios. Também eram caricatas as imagens vistas de pessoas que lutavam para apagar grandes incêndios com ramos de árvores! Eram caricatas muitas vezes as explicações dadas pelos altos responsáveis da protecção civil e florestal e os milhares de hectares de terreno eram consumidos num instante, e quantas vidas perdidas, o inferno dos incêndios dura há meses, e seus prejuízos são irreparáveis durante os próximos anos.
E se todos os anos continuar arder outro tanto como este ano, então onde irá parar Portugal com tão parcos recursos naturais!? É fácil de adivinhar, claro está. E fica mais que provado, que é impossível prevenir, e deter a onda de pirómanos (indivíduos como a mania de pegar fogo), os suspeitos são tantos, que poderão existir outros tantos com essa piromania. Vista a situação deste prisma, muito estará ainda para acontecer nos próximos anos.
O fogo é um ladrão que rouba tudo. Os incêndios premeditados são um crime, e cada ano que passa cresce mais em Portugal! O perigo é eminente, se pensarmos que cada ano que passa os incêndios em Portugal aumentam e isto devido que aumentam os indivíduos com essa tal piromania, e devido que os terrenos estão cada vez menos cultivados, por sua vez a quantidade de pinhais não limpos, os maus acessos, a juntar a tantos outros factores, pudesse prever o pior nos próximos tempos.
O resultado está á vista, o trabalho árduo de uma vida inteira pode ser reduzido a cinzas em poucos minutos! Esta é uma vergonha nacional! Visto que como sabemos, os incendiários não irão ser todos encarcerados, pergunte-se individualmente: Que posso fazer para prevenir danos materiais e pessoais no futuro?
Alguns passos são fundamentais fazer, para quem vive em zonas rurais, deverá ter limpos os terrenos de volta das habitações, tenha motores de rega prontos a funcionar ligados a tanques de água na redondeza e a poços. Treine sua família para saber como deverá actuar, este treinamento e essa prevenção antecipada, poderá salvar-lhe seus bens e sua vida!
Mas tudo isto tem de ser feito com antecedência, porque quando o fogo começar, então poderá ser já tarde demais! Planeje tudo isso antecipadamente, planeje também como prevenir um fogo em sua casa. Treine! Treine! Treine sua família para que todos saibam, primeiro, como prevenir as causas que podem levar a incêndios em sua casa, e quais são os recursos a usar caso um incêndio comece.
Trate o fogo com respeito. Durante milhares de anos, a família humana tem-se beneficiado da dádiva do fogo. Entretanto, ele pode atacar-nos como um inimigo impiedoso. E depois de falarmos sobre as consequências dos incêndios, não podemos esquecer de elogiar os heróis nacionais do nosso país, os nossos queridos e abnegados bombeiros, sem o trabalho deles, Portugal seguramente estaria num montão de cinzas!
Resumindo este assunto sobre os incêndios, é urgente que cada um de nós tome as devidas medidas e precauções, para que futuramente os danos dos incêndios sejam os mínimos, porque já chega de desgraça e também de vergonha! Dois e dois são quatro, isto quer dizer que verões quentes também havia há décadas atrás e raramente os fogos começam sozinhos, ou será que antes os governos tinham a mão mais pesada para castigar os criminosos?! Hoje grande parte da sociedade está detiorada, mesmo assim um incendiário dificilmente pegará um fogo se tiver a sua própria casa por perto, ou um tapada pegada.
Se o fósforo falasse…
diria certamente às pessoas, eu sou uma figura um tanto inflamável, por isso nunca me deixe ao alcance do pirómanos, porque estas pessoas a primeira coisa que farão é esfregar a minha cabeça na caixa e a minha pequenina chama pode causar um grande incêndio, e este se não for apagado, queima em poucos dias uma nação inteira. Por isso, tomem cuidado comigo, mas muito mais com esses pirómanos, que são os terroristas da actualidade!!
Nota: Nem todos os fogos são de origem criminosa. Um fogo pode iniciar também por outros diversos factores sem ser somente posto de propósito.
