De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Portugal

Igreja debate a importância da imagem nas redes sociais

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal vão promover, a 26 e 27 de setembro, uma nova edição das Jornadas de Comunicação, dedicadas ao tema “O impacto da imagem”.

“O objetivo destas Jornadas é aprofundar o tema da comunicação na perspetiva dos jovens, na qual a imagem tem um papel preponderante; por isso, a Rede Social em destaque é o Instagram”, assinala um comunicado.

A iniciativa, que vai decorrer na ‘Domus Carmeli’, em Fátima, integra pelo segundo ano consecutivo as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, e as IV Jornadas de Comunicação Digital, promovidas pela Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

O programa inclui reflexões sobre os desafios da comunicação da Igreja aos jovens, estratégias de comunicação de eventos, marcas e pessoas e como usar o Instagram na comunicação de uma instituição eclesial.

Acrescentando uma vertente mais prática às Jornadas, o programa prevê, na tarde de sexta-feira, 27 de setembro, dois workshops sobre Design de comunicação de eventos (cartazes, posts para várias Redes Sociais) e captação e elaboração de pequenos vídeos institucionais, breves declarações ou entrevistas.

O presidente da comissão que coordena o setor dos media na Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que as próximas Jornadas de Comunicação vão procurar “perceber as estratégias de pessoas, marcas e produtos na utilização da imagem e analisar o seu alcance na comunicação”.

D. João Lavrador, bispo de Angra, recorda a realização das jornadas no ano de 2018, na mesma casa, onde as dificuldade de acesso à internet, entretanto resolvidas, motivaram a criação de um grupo no Facebook denominado “jatemoswifi”, onde se continua o debate sobre os temas tratados e se partilham informações sobre as que vão decorrer, em setembro.

“Acreditamos que vai ser mais uma ocasião para um bom encontro, para partilharmos projetos e desafios e descobrirmos novas e interessantes formas de comunicar através das redes digitais”, acrescenta.

O encontro destina-se comunicadores católicos e outros interessados.