Governo francês vai distribuir manual de sobrevivência à população

O governo francês está a elaborar um guia de sobrevivência com instruções para a população saber como agir em situações de “ameaças iminentes”. Segundo noticia o Le Figaro, este documento de 20 páginas terá que ser aprovado pelo primeiro-ministro antes de ser lançado.
Sabe o que fazer em casos de conflitos armados, ameaças nucleares, crises sanitárias ou desastres naturais? Provavelmente, não. E foi mesmo esse o motivo que levou o governo francês a compilar um manual de sobrevivência para os habitantes do país.
O objetivo passa por alertar e preparar a população para vários tipos de ameaças, sobretudo aquelas que possam levar a decisões de confinamento, tal como aconteceu com a pandemia de covid-19.
O manual, adianta o Le Figaro, contém alguns contactos de emergência, dicas importantes sobre como agir em determinadas situações e aconselha, por exemplo, a que cada pessoa tenha preparado um kit de sobrevivência com alguns mantimentos. Sugere-se o armazenamento de “seis litros de água, uma dúzia de enlatados, pilhas, lanternas e conjuntos de primeiros socorros, incluindo medicamentos não sujeitos a receita médica, como analgésicos ou anti-inflamatórios de venda livre”.
Segundo a CNN Portugal, que cita a rádio Europe 1, cada família é ainda aconselhada a preparar uma mochila com “um canivete-suíço, carregadores para telemóveis, agasalhos (como luvas, cachecóis e gorros), óculos, duplicação das chaves de casa e do carro e ainda fotocópias dos documentos de identificação ou outros importantes”.
O porta-voz do gabinete do primeiro-ministro François Bayrou pronunciou-se sobre o documento, cujo objetivo é “garantir a resiliência das populações face a todos os tipos de crise, sejam elas naturais, tecnológicas, cibernéticas ou relacionadas com a segurança”.