De que está à procura ?

Europa

França lança nova fase de controlo das suas fronteiras

© dr

A França anunciou à União Europeia que vai começar a efetuar controlos temporários nas suas fronteiras devido a “sérias ameaças à ordem pública, à segurança interna ligadas a atividades terroristas de alto nível, à presença crescente de redes criminosas que facilitam a migração irregular, o tráfico ilícito e a infiltração de indivíduos radicalizados”, de 1 de novembro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Todas as fronteiras são afetadas, incluindo as terrestres. Os franceses não indicam uma ameaça concreta, mas justificam assim a derrogação à liberdade de circulação no espaço Schengen.

É evidente que este anúncio permitirá às autoridades francesas proceder a verificações, mas tal não deverá afectar, nesta fase, o tráfego transfronteiriço entre a França e o países vizinhos.

Vários países, entre os quais a Áustria, a Dinamarca, a Suécia, a Eslovénia e a Itália, anunciaram a mesma coisa, durante períodos mais ou menos longos.

A França já tinha feito um anúncio semelhante em antecipação aos Jogos Olímpicos de Paris. Ainda em curso até 31 de outubro, a reintrodução temporária dos controlos fronteiriços teve início a 1 de maio. Mas não teve impacto no tráfego transfronteiriço entre o Luxemburgo e a França.

A Alemanha, por outro lado, realizou controlos muito maiores desde 16 de Setembro, para combater a imigração ilegal. Uma decisão que poderá ter um custo significativo para a economia da principal potência europeia.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA