De que está à procura ?

Lifestyle

Filme português compete em festival na Holanda

O filme “Alva”, de Ico Costa, vai estar em competição no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na Holanda, cuja 48.ª edição decorre entre 23 de janeiro e três  de fevereiro de 2019, anunciou a produtora.

“’Alva’, a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, vai ter a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza entre 23 de janeiro e três de fevereiro 2019, na secção competitiva Bright Future”, refere a produtora Terratreme, num comunicado.

O filme, coproduzido pelas portuguesas Terratreme e Oublam Filmes, a argentina Un Puma e a francesa La Belle Affaire Productions, “conta a história de Henrique, um homem que vive sozinho no interior de Portugal, que após ter-lhe sido retirada a custódia das filhas, certo dia sai em busca da psicóloga encarregada do processo para obter algum tipo de vingança”.

“A partir desse momento esconde-se na floresta por vários dias, tentando não mais que sobreviver”, adianta a produtora.

Ico Costa, que nasceu em Lisboa em 1983, é autor das curtas-metragens “Libhaketi” (2012), “Quatro Horas Descalço” (2012), “Corrente” (2013), “Antero” (2014) e “Nyo Vweta Nafta (2017), com a qual venceu o prémio de melhor curta-metragem no Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, em Paris, e do documentário “Barulho, Eclipse” (2017).

A programação da 48.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que ainda só foi parcialmente revelada, inclui um outro filme português: a curta-metragem “Anteu”, de João Vladimiro.

“Anteu”, que teve estreia em julho na 26.ª edição do Curtas de Vila do Conde, venceu em novembro o prémio nacional do Festival Vista Curta 2018, promovido pelo Cine Clube de Viseu.

O filme foi rodado na aldeia de Covas do Monte, perto de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, com a participação dos habitantes e conta ainda com a colaboração de Frederico Lobo e Luís Palito na escrita do argumento e de Gonçalo M. Tavares na narração.

Em setembro, “Anteu” integrou a programação do 56.º Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Além de “Anteu”, João Vladimiro realizou também, entre outros, “Lacrau” (2013), com o qual venceu o prémio de melhor longa-metragem do IndieLisboa 2013 e o prémio “Árvore da Vida” para o filme português que revele “valores humanos e espirituais”.

João Vladimiro, que integra companhia Circolando e tem formação em design gráfico e cinema, já tinha sido premiado no IndieLisboa, em 2006, com a curta-metragem “Pé na terra”, e dois anos depois estreou “Jardim” no DocLisboa.

Veja o trailer de “Anteu” em baixo:

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA