Filha da diáspora cria refúgio para adultos no Ribatejo

Simone Lopes, de 59 anos, decidiu regressar ao país das suas origens para abrir a Quinta Nere Maitia, um refúgio exclusivamente para adultos no Ribatejo. Filha de pais portugueses, nasceu em França, viveu no Canadá e passou 28 anos no Arizona (EUA). Em 2020, concretizou o sonho de se mudar para Portugal, apostando no turismo sustentável e na promoção da cultura nacional.
Antes de se estabelecerem, Simone e o marido, Patrick, viajaram para Portugal em 2015 para avaliar a possibilidade de uma mudança definitiva. Em plena pandemia, regressaram ao país e encontraram a propriedade ideal em Santarém. O casal dedicou-se à recuperação da quinta e à construção de alojamentos sustentáveis. Em agosto de 2024, abriram oficialmente as portas da Quinta Nere Maitia.
O nome surgiu de uma expressão que ouviu pela primeira vez quando estudou em Madrid. “Passei algum tempo com uma senhora mais velha, que me chamava sempre nere maitia, que significa ‘o nosso amor’”, conta à NIT.
Desde a adolescência que Simone aprendeu a arte de hospedar, sobretudo devido ao envolvimento dos pais na comunidade portuguesa no Canadá, fundadores do Clube Português de Sudbury. Além disso, ajudou na criação do primeiro guia turístico da cidade e tantas outras experiências que a ensinaram sobre a importância de abraçar as mais diversas culturas.
De acordo com a informação disponibilizada, a Quinta Nere Maitia é um refúgio que oferece “serenidade, calma e simplicidade, porque todos sabemos como a vida pode ser agitada, louca e, por vezes, até caótica”. Para Simone e Patric, “era essencial que este espaço permitisse aos visitantes desligar-se do mundo, reconectar-se consigo próprios e recarregar a alma, a mente e a criatividade”.
O empreendimento dispõe de 10 bungalows inspirados em regiões portuguesas como Açores, Douro e Minho, cada um decorado com azulejos pintados à mão que contam a história desses locais. Além do alojamento, o espaço inclui uma piscina biológica e o centro de atividades Meraki, onde são realizadas sessões de ioga, meditação, workshops e eventos corporativos diversos.
A experiência é complementada por produtos locais e materiais sustentáveis, refletindo o compromisso com a ecologia e a valorização da cultura portuguesa. As reservas podem ser feitas online, com preços entre 110€ e 165€, consoante a época e a tipologia escolhida.