De que está à procura ?

Lifestyle

Fábio Inácio: 8600 km a pé e o objetivo de ajudar a Rewilding Portugal

© @jleonard1994

O viajante português Fábio Inácio continua a sua impressionante jornada a pé pelos cinco continentes. Até agora, percorreu 3692,89 quilómetros na Ásia e na Oceânia, angariando 2855 euros para a Rewilding Portugal. O desafio, que pretende completar até meio de julho, tem como meta caminhar 8600 quilómetros e angariar igual valor para a organização dedicada à conservação da natureza.

Após 118 dias de caminhada, o português de 40 anos fez apenas uma pausa de seis dias — quatro na Nova Zelândia, depois de concluir o trilho Te Araroa, e dois em Santiago do Chile. “Nestes últimos seis dias não caminhei e sinto-me mais cansado do que quando estava a andar, também aborrecido, para ser sincero”, confessou nas redes sociais.

Agora, a aventura prossegue na América do Sul. O português já chegou a El Calafate, na Patagónia Argentina, e prepara-se para caminhar em direção do Chile (Villa O’Higgins será a primeira paragem). O percurso continua pela Carretera Austral durante cerca de três semanas, antes de voar para os Estados Unidos para enfrentar os 3500 quilómetros do Appalachian Trail.

No total, ainda faltam 4907,11 quilómetros para completar o desafio e angariar mais 5745 euros para a Rewilding Portugal, uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2019 na Guarda, que tem como missão promover a conservação da natureza. Atualmente, a organização trabalha nas áreas de Riba-Côa e Beira Alta, no norte de Portugal, uma região onde altas taxas de abandono de terras criaram oportunidades para trazer a natureza de volta.

A decisão de apoiar esta causa surgiu depois de Fábio conhecer o trabalho que desempenham. “Das coisas mais bonitas que me aconteceram na vida foi estar rodeado de vida selvagem no seu habitat natural sem mais ninguém por perto. A energia que entra no meu corpo nesse momento é indescritível. Nunca consegui perceber o porquê de as pessoas pensarem que o mundo tem de ser só para nós, de que é na boa destruir todas as florestas e o seu habitat, de que somos mais do que tudo o resto. A Rewilding Portugal tem vindo a fazer um trabalho incrível na conservação e reintrodução de espécies selvagens na Natureza e, se conseguir ajudar um bocadinho, vou ficar muito feliz.”, disse em entrevista ao site Sapo Viagens.

Note-se que a viagem começou a 25 de outubro de 2024 em Kathmandu, capital do Nepal, e, desde então, Fábio partilha regularmente a sua jornada nas redes sociais e mantém um grupo de WhatsApp privado para quem quiser contribuir para a causa.

Acrescente-se que o viajante apaixonado por fotografia descobriu as suas paixões em 2010 quando estava na Indonésia a fotografar uma viagem de surf: “percebi que o que queria realmente fazer era unir esta paixão recente – viajar – com a minha paixão antiga – fotografia – e transformar isso num modo de vida”. Assim nasceu o Walking Around, um espaço onde partilha as suas viagens através de palavras, fotografias e vídeos. Fábio também partilha dicas e opiniões sobre como viajar de forma económica e fotografa a preto e branco: “mostro aquilo que os meus olhos veem, o que sinto e no que acredito.”

“Viajo para viver, aprender, partilhar, fotografar e muito mais. Na minha opinião, todos os cantos do mundo têm algo de mágico, algo que os torna únicos: as pessoas, as paisagens ou simplesmente o cheiro…”, explica no seu site.

Pode acompanhar a aventura do português e apoiar a causa através do Instagram, Facebook e YouTube do viajante.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA