Exposição sobre portugueses em Andorra vai viajar até Viana do Castelo
A exposição fotográfica “Integrados”, iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra teve o privilégio de inaugurar esta semana um novo espaço cultural situado na cidade de Escaldes-Engordany. E em agosto viaja até ao Minho onde poderá ser vista durante as festas da Agonia de Viana do Castelo.
Situada numa casa antiga de lavradores datada de finais do século XVIII, a Borda Cal Paleta abriu hoje as suas portas depois de ser restaurada e acondicionada como espaço cultural destinado a exposições, concertos e ponto de encontro da cultura andorrana.
Rosa Gili, Cònsol Major (Presidente da Câmara) de Escaldes-Engordany inaugurou o espaço na presença de vários vereadores do município, personalidades do âmbito cultural e membros e amigos do Grupo de Folclore Casa de Portugal que não quiseram perder o evento para o qual deram o seu contributo.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 10 de agosto e a partir de 16 de agosto, poderá ser apreciada em Portugal, mais concretamente nos Antigos Passos do Concelho, em plena Praça da República da cidade de Viana do Castelo, coincidindo com a Romaria d’Agonia.
A exposição “Integrados” é constituída por 14 fotografias realizadas por Mireia Medeiros nas sete paróquias (Concelhos) do país que retratou os membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal aquando do 25º aniversário da entidade portuguesa no Principado. Com o traje típico do norte de Portugal recrearam momentos do dia-a-dia lusitano junto do patrimônio arquitetónico andorrano. O trabalho expositivo foi inaugurado em fevereiro de 2023 no Ministério de Cultura do Principado de Andorra e desde então, de forma itinerante, percorreu todos os municípios do país sendo Escaldes-Engordany a última paroquia a receber a exposição que, além das fotografias, é acompanhado por um documental produzido por Marc Medeiros que mostra a forma como os membros do Grupo elaboraram o trabalho fotográfico.