Exposição no Porto mostra diversidade cultural de países lusófonos
A riqueza cultural de Timor-Leste, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau está no centro da exposição “Marimba”, composta por 30 imagens que evocam a ancestralidade e as raízes destes quatro países. A mostra foi inaugurada, no passado sábado, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, e pode ser visitada até 30 de agosto. Depois, segue para Lisboa, onde estará patente de 11 a 28 de setembro.
A exposição resulta de uma compilação de imagens captadas por vários fotógrafos desde 2022, agora reunidas num projeto que pretende dar a conhecer ao público diferentes etapas e vivências em quatro países lusófonos.
As fotografias em exibição mostram momentos de celebração, danças, preparação de refeições e rituais históricos em aldeias, revelando a riqueza cultural dessas comunidades.
Acrescente-se que o projeto Marimba tem como foco a empregabilidade, a pesquisa e a difusão da música dos quatro países. Além disso, dedica-se a promover e divulgar artistas associados por meio de plataforma digital, além de potencializar a inclusão sócio-económica das mulheres e a sustentabilidade de agentes culturais.