De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Europa

Europa cria mais uma ferramenta para o emprego

Teme-se que o desemprego na União Europeia possa duplicar no próximo ano, ficando acima dos 11%. Com os trabalhadores jovens e sazonais mais vulneráveis aos despedimentos, sobretudo num mercado de trabalho pós-covid-19, a Comissão Europeia está a lançar o novo Europass para ajudá-los a encontrar trabalho em qualquer parte do bloco comunitário.

O Europass liga os candidatos a emprego e empregadores europeus em toda a União Europeia. Uma versão nova e melhorada foi lançada a 1 de julho.

O novo Europass visa simplificar e modernizar o Europass CV e outros instrumentos de qualificação na era digital.

Isto significa que os utilizadores podem criar um perfil pessoal na plataforma na internet para descrever as suas competências e a sua experiência de aprendizagem e de trabalho.

Os candidatos a emprego podem armazenar documentos relevantes na sua biblioteca pessoal online e manter um registo da aprendizagem e das candidaturas realizadas.

Têm também oportunidade de partilhar uma ligação do perfil eletrónico com empregadores, recrutadores e serviços de emprego, para receberem apoio e aconselhamento sobre as carreiras.

E podem ainda aceder a informações sobre formação e trabalho na Europa.

A maioria dos utilizadores do Europass encontra-se em Itália, Portugal, Roménia e Espanha.