EUA: Primeiro monumento público a Camões é inaugurado em Elizabeth

A cidade de Elizabeth, no estado de Nova Jérsia, prepara-se para um momento histórico no próximo dia 30 de maio, com a inauguração do primeiro monumento ao ar livre, em espaço municipal nos Estados Unidos, dedicado a Luís Vaz de Camões. A cerimónia será integrada nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O monumento, que homenageia um dos maiores poetas da língua portuguesa, conta com uma estátua de Camões sobre um pedestal de quatro metros de altura. O projeto representa um investimento de 100 mil dólares, montante que foi angariado junto da comunidade portuguesa local e que servirá não só para a construção, mas também para a manutenção futura do memorial.
Para José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, esta iniciativa “é uma magnífica demonstração da capacidade da nossa dinâmica comunidade de Elizabeth para fazer nascer coisas importantes para Portugal”.

O terreno onde o monumento está a ser construído (na Winfield Scott Plaza), foi cedido à comunidade portuguesa pelo prefeito J. Christian Bollwage. O projeto ocupa uma área de 3,6 metros quadrados.
Acrescente-se que o estado de Nova Jérsia tem cerca de 80 mil portugueses. Segundo o jornal LusoAmericano, estima-se que Elizabeth contabilize cerca de 13 mil portugueses.
A criação deste monumento reforça a presença da cultura e da história portuguesas nos Estados Unidos, evidenciando o impacto e a força da diáspora lusa. A cidade de Elizabeth, onde reside uma significativa comunidade portuguesa, volta assim a afirmar-se como um importante centro da cultura luso-americana.