De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Motores

Este é o Mokka que lança uma nova imagem para a Opel

Desenhado para despertar emoções e mostrar a direção que a Opel vai seguir no futuro, o novo Mokka é o primeiro modelo a exibir o novo ‘rosto’ da marca, o “Opel Vizor”. O novo modelo revela também um novo logótipo Opel.

No habitáculo destaca-se outra estreia absoluta: o Pure Panel, integrado num ‘cockpit’ totalmente digital. O Mokka é, também, o primeiro Opel a estar disponível com motorização elétrica e com motores de combustão logo desde a abertura de encomendas.

«Com o novo Mokka, reinventámos virtualmente a Opel. Desenhámos e desenvolvemos este automóvel aqui em Rüsselsheim. Toda a equipa trabalhou com paixão sem paralelo e empenhamento total para levar a Opel a um futuro brilhante e emocionante. Abertas as encomendas, o novo Mokka está disponível com motores a gasolina, a gasóleo e também com motorização puramente elétrica. Cabe ao cliente escolher», disse o CEO da Opel, Michael Lohscheller.

A variante Mokka-e com motorização elétrica a bateria é proposta com preços a partir de 36.100 euros. A potente e silenciosa unidade motriz debita 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário máximo instantâneo. No ciclo WLTP1, a bateria de 50 kWh garante autonomia até 324 quilómetros.

Toda a gama, Mokka e Mokka-e, está distribuída por quatro níveis de equipamento: Business Edition, Elegance, GS Line e Ultimate.

O novo Opel Mokka destaca-se pelas proporções perfeitas e precisão até ao mais pequeno detalhe, com uma carroçaria larga e projeções curtas. O inegável apelo deste modelo compacto de 4,15 metros de comprimento começa logo pela secção dianteira, onde está em evidência o inconfundível Opel Vizor. Tal como num capacete integral, esta espécie de viseira protetora atravessa toda a frente do automóvel, integrando, numa única superfície contínua, a grelha, os faróis e o novo logótipo da Opel. A designação do modelo surge pela primeira vez colocado ao centro da tampa da bagageira, recorrendo a um tipo de letra moderno e muito técnico.

O interior reflete igualmente a filosofia de um novo ‘design’ simplificado e puro. O novo Opel Pure Panel integra dois ecrãs digitais de grandes dimensões e está centrado no que é essencial. Ao contrário de tabliês sobrecarregados de informações e comandos, o Pure Panel apresenta um ‘design’ claro, bem estruturado, facilmente interpretável. Os desenhadores deram grande importância à simplificação digital, garantindo operações intuitivas com o objetivo de não distrair o condutor. As funções mais importantes estão entregues a comandos diretos, sem ser preciso navegar através de submenus.

Pela primeira vez na História da Opel, um modelo está disponível logo desde o lançamento em versão elétrica e em versões a gasolina e gasóleo, graças à plataforma multi-energia CMP. O Mokka-e a bateria possui um motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário instantâneo. O sistema oferece à escolha três modos de condução: Normal, Eco e Sport.

Com uma bateria de 50 kWh de capacidade, o novo Opel elétrico garante autonomia até 324 km (WLTP1) e está preparado para variadas opções de recarregamento, desde instalações monofásicas até trifásicas de 11 kW, desde ‘wallbox’, carga rápida, ou tomada doméstica. A Opel oferece uma garantia de oito anos/160.000 km para a bateria.

O Opel Connect, a aplicação myOpel e os serviços Free2Move, a marca de mobilidade do Groupe PSA, oferecem soluções especiais para veículos elétricos. Todas elas são fáceis de aceder e gerir através de aplicações para ‘smartphones’ e outros dispositivos móveis.

A gama de motores térmicos, a gasolina e a gasóleo, abrange potências que vão de 100 a 130 cv. Consumos moderados e desempenhos superiores são características transversais a todos os propulsores. Os valores provisórios NEDC2para o consumo médio de combustível e emissões de CO2 situam-se nos intervalos de 4,8 e 3,8 l/100 km, e 111 e 100 g/km CO2.

Os motores 1.2 Turbo a gasolina, em versões de 100 e 130 cv, sobressaem especialmente pela eficiência e pela dinâmica. As perdas por atrito foram minimizadas e o turbocompressor responde sem atraso, o que se traduz numa excelente capacidade de resposta. As transmissões podem ser de seis velocidades, com comando manual, ou automática de oito velocidades, com patilhas no volante.

A completar a gama surge a opção Diesel, com o 1.5 Turbo D de 110 cv e 250 Nm, com caixa manual de seis velocidades.

A equipa de Engenharia de Rüsselsheim trabalhou com especial atenção na vertente da redução de peso (conseguindo reduzir até 120 kg o peso total face à anterior geração) ao mesmo tempo que reforçou a rigidez da estrutura e da carroçaria. Os benefícios são óbvios: o novo Mokka consome substancialmente menos combustível e é muito mais ágil e dinâmico.

O novo Mokka mantém-se fiel à tradição da Opel de tornar tecnologias inovadoras provenientes de segmentos superiores acessíveis a um maior número de pessoas. É o caso de sistemas avançados como o Programador de Velocidade Avançado e do sistema de Posicionamento de Faixa. Do lado da iluminação surge tecnologia de ponta como os faróis Intellilux de matriz de LED, com 14 elementos, que são inéditos no segmento de mercado do Mokka. Todas as versões estão equipadas de série com travão de estacionamento elétrico e Reconhecimento de Sinais de Trânsito. Está disponível uma câmara traseira 180º, assistência automática ao estacionamento, alerta de flanco e alerta de ângulo morto.

O novo Mokka conecta e entretém todos os ocupantes na perfeição. Os sistemas de informação e entretenimento vão do Multimedia Radio ao Multimedia Navi Pro, este com um ecrã de elevada resolução de 10 polegadas. Os monitores estão integrados no Pure Panel e orientados para o condutor. Dependendo da versão, o ecrã em frente do condutor pode ter 12 polegadas de diagonal.

Outra característica de elevada qualidade reconhecida nos Opel está na engenharia dos bancos. O novo Mokka disponibiliza forros em ‘alcantara’ e no clássico couro, algo pouco vulgar neste segmento de mercado. Na opção de bancos forrados a couro existem funções de aquecimento e de massagem para o condutor. Na consola central dianteira há um espaço de arrumação para dois telemóveis com placa de carregamento por indução (sem fios).