Está a encontrar o talento certo para o seu próximo desafio?

A grande diferença entre o desempenho estagnado e o sucesso no mundo corporativo está na identificação do Talento certo – aquele que não pode ser ensinado, mas sim potencializado. E como você pode distinguir os verdadeiros talentos daqueles que apenas possuem habilidades? Vamos mergulhar nas 3 categorias essenciais que definem o desempenho e a motivação de qualquer profissional:
1. Empenho: O que motiva essa pessoa? É a busca constante pelo melhor ou a satisfação de fazer o básico? Aqueles com Talento para o Empenho se destacam em ambientes de alta pressão e competição. São os “vencedores”, movidos por metas e resultados.
2. Raciocínio: Como ela pensa? Precisa de estrutura e disciplina ou é mais flexível e estratégica? O Talento de Raciocínio define a capacidade de tomar decisões acertadas e de planejar, seja com um enfoque detalhado ou com um pensamento de longo prazo.
3. Relacionamento: Com quem ela se conecta? A empatia ou assertividade para interagir e motivar são cruciais. Quem possui o Talento de Relacionamento conquista confiança facilmente e é um líder natural.
Se quer ser um líder de excelência, foque-se em identificar os talentos certos, aqueles que transformam uma função comum em algo extraordinário. O verdadeiro desafio não é ensinar talentos, mas sim criar o ambiente certo para que esses talentos brilhem.
Dica: Antes de avançar para o próximo projeto, pergunte-se: Este profissional está alinhado com a função e o ambiente da minha equipa? Tem o Talento necessário para prosperar aqui?
Gostou desta reflexão? Partilhe com sua rede!
Jorge M. Fonseca, Partner
GEORGE Executive Advisors
Fonte: “Primeiro quebre todas as regras. O que os melhores Gestores fazem de diferente?” dos autores Marcus Buckingham e Curt Coffman
Address: Alfrapark, Estrada de Alfragide 67 – Edº H, Piso 2; 2610-008 Amadora, Portugal
Mobile/ WhatsApp: (+351) 961 355 424
Linkedin: www.linkedin.com/in/jorgemfonseca