Perante a crise demográfica que Portugal atravessa, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a desenvolver políticas de promoção do envelhecimento ativo e transformá-lo numa oportunidade para os diferentes agentes económicos.
É crítico que haja uma transformação no modo como a sociedade vê os profissionais com 65+ no mercado de trabalho.
Nas décadas de 1970/ 1980, quem tinha 65+ era apelidado de “velho”. Hoje a sociedade já não perceciona pessoas com essas idades da mesma maneira e há um crescente número de profissionais que continuam no ativo com 70 e 75 anos, em especial os “Consultores” com um vasto know-how acumulado nas suas áreas de expertise.
Portugal tem atualmente cerca de 2.4 milhões de pessoas com 65+, um número que aumentou 43% nos últimos 20 anos e que tende a continuar em crescendo nas próximas décadas.
Por outro lado, a população ativa – 6 milhões de pessoas – tem registado aumentos pouco significativos e as projeções para os próximos 40 anos são de uma redução de um 1/3 da mesma em 2060.
No conjunto de soluções que o governo pretende implementar estão a aposta no “Empreendedorismo sénior”, que tem tido elevadas taxas de sucesso em diversos países da Europa, promovendo quer a criação de novas empresas/ negócios, quer atraindo-os para o papel de Mentores e Investidores de empresas lideradas por jovens Empreendedores.
Jorge M. Fonseca
Partner GEORGE Executive Advisors
Address: Rua Alfredo Mesquita, 3 – 1ºA 1600-922 Lisbon, Portugal
Mobile/ WhatsApp: (+351) 961 355 424
CAREER CHANGE
“Career Change – get prepared for the second round …!”
Fonte: Jornal Expresso, março ’23