De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Alemanha

Embaixador de Portugal em Berlim: comunidade portuguesa demonstra civismo e solidariedade

“Este ano, o meu primeiro como embaixador na Alemanha, não nos permitiu um contacto mais direto e pessoal. Acreditem que tenho pena. Por este motivo, quis gravar estas palavras e difundi-las pelas nossas redes sociais, esperando que assim nos sintamos, pelo menos, um pouco mais próximos”, afirma em mensagem publicada nas redes sociais o Embaixador de Portugal em Berlim, Francisco Ribeiro de Menezes.

A propósito da pandemia, Ribeiro de Menezes, acredita que a covid-19 terá “de um modo geral poupado a nossa comunidade, não significa que não tenhamos experimentado outras consequências – pessoais, económicas, profissionais”, mas o diplomata acha que “mesmo nestas circunstâncias, a comunidade portuguesa na Alemanha mostrou serenidade, civismo e uma notável capacidade de resistência. Mostrou igualmente a sua solidariedade, e louvo a generosa entrega dos movimentos associativos nestes tempos de risco. Estão, todos e cada um, de parabéns por isso”.

O embaixador promete que serão retomados “o mais rapidamente possível” o atendimento completo e as permanências consulares ao qual se junta o apoio social já que a Embaixada conta “desde há uns meses com uma conselheira, baseada em Berlim, colocada na Alemanha para vos apoiar mais de perto nas complicadas questões da Segurança Social”.

Francisco Ribeiro de Menezes salienta que a 1 de julho a Alemanha assumirá a presidência semestral do Conselho da União Europeia. Naquilo que se chama o “Trio de Presidências”, articuladas por um programa conjunto, será a vez de Portugal assumir essa mesma Presidência a 1 de janeiro de 2021. “Quer isto dizer que os dois países – com a Eslovénia, que vem depois – assumirão grandes responsabilidades na condução dos destinos da Europa numa altura complexa e de grandes desafios. É preciso repor a Europa em ordem após a crise. Ouvirão falar muito de Portugal e da sua visão da Europa”, promete o diplomata, terminando com a esperança de comemorar o 10 de Junho de outra forma em 2021: “a festa que não fizermos este ano, faremos no próximo, juntos, e valerá por duas. Fica prometido. A todos desejo um feliz 10 de Junho, o nosso dia, o dia do nosso Portugal”.

Veja aqui o discurso completo de Ribeiro de Menezes a propósito do Dia de Portugal: