De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

Embaixador António Gamito recebeu central sindical luxemburguesa

Uma delegação da central sindical luxemburguesa OGBL foi recebida pelo novo Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito. A delegação da OGBL era composta pelo Presidente, André Roeltgen, por Carlos Pereira e Eduardo Dias.

A pedido da OGBL, o novo Embaixador prometeu transmitir ao MNE a sugestão da realização de uma conferência no Luxemburgo sobre todas as questões relativas à Segurança Social, que considerou uma ideia interessante. A conferência poderá ter lugar em 2019.

A reunião começou com o Presidente da OGBL a fazer uma breve apresentação da central sindical, que acaba de festejar os 40 anos de existência, e é a maior confederação sindical do Luxemburgo, graças aos seus mais de 70 mil membros, dos quais uma grande parte são portugueses.

Foi também sublinhada a importância das eleições sociais de 12 de março de 2019, sufrágio onde podem participar cerca de 500 000 trabalhadores do Luxemburgo, residentes ou não no país, e reformados que tenham trabalhado no Grão-Ducado. Neste último caso estão, entre outros, cerca de 9 000 pessoas que vivem hoje em Portugal.

Foi recordado, que a OGBL foi a primeira organização sindical a criar um Departamento de Imigrantes dos quais, um grande número são portugueses. A OGBL tem acordos de cooperação com as duas centrais sindicais portuguesas, a CGTP-IN e a UGT. Um dos exemplos da boa cooperação sindical com Portugal é a realização dos Encontros das Migrações Lusófonas, cujo 4° Encontro foi organizado em conjunto pela OGBL e pela CGTP-IN, no passado mês de outubro.

Desse encontro resultou uma resolução com 34 reivindicações, que foram apresentadas no dia 9 de Novembro, em Lisboa, ao Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

A OGBL transmitiu ao novo Embaixador a sua profunda inquietação e incompreensão perante os atrasos da Caixa Nacional de Pensões face aos pedidos da CNAP do Luxemburgo relativamente aos formulários E205 para efeitos de reforma.