De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Europa

Covid na Bélgica: governo anuncia confinamento a partir de dia 2

Uma reunião do comité de concertação belga que teve lugar ao final da tarde desta sexta-feira anunciou que os comércios não essenciais fecham a partir de 2 de novembro e durante mês e meio.

As lojas poderão fazer entregas e os clientes poderão ir levantar encomendas às lojas, mas os comércios considerados não essenciais estarão fechados a partir de segunda-feira.

O primeiro ministro De Croo insiste na limitação a uma pessoa nos contactos no âmbito familiar, e mantém a regra de quatro pessoas no máximo para encontros no exterior,. Os restaurantes e bares continuarão fechados e apenas os hotéis poderão servir refeições no sistema de “room service”.

De Croo afirmou que todos os comércios alimentares ficarão abertas como é habitual, e que por isso não é necessário açambarcar.

As escolas reabrem no dia 16 de novembro mas os estabelecimentos de ensino superior continuarão a funcionar à distância.

Com uma média de oitenta mortos por dia provocadas pelo novo coronavírus, o governo belga decidiu por isso reforçar as medidas. O país registou na última semana mais de 15 mil casos por dia. Desde o início da pandemia, a Bélgica lamenta quase 400 mil infeções.

Veja a conferência de imprensa do primeiro ministro belga e do ministro da Saúde Frank Vandenbroucke que assumiu: “estamos em confinamento mas com as empresas a funcionar e não deixaremos ninguém em isolamento total”.