De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

Consulados em França continuam a funcionar apesar do confinamento

Os consulados-gerais em Paris, Lyon, Marselha, Bordéus, Estrasburgo e o vice-consulado em Toulouse que servem os cidadãos portugueses em França vão continuar a funcionar apesar do novo período de confinamento no país, garantiu o embaixador português.

“Sem prejuízo de eventuais novas medidas que possam vir a ser anunciadas ou uma evolução negativa da situação sanitária, a rede consular neste país continuará a funcionar sem alterações”, pode ler-se numa mensagem publicada nas páginas da internet dos diversos consulados e assinada pelo embaixador de Portugal em Paris, Jorge Torres Pereira.

O novo período de confinamento no país começou esta sexta-feira e deve estar em vigor, pelo menos, até dia 01 de dezembro. Neste confinamento, ao contrário do que aconteceu na primavera, as autoridades francesas decidiram que os serviços públicos ficam abertos e acessíveis a todos.

No primeiro confinamento, os consulados portugueses em França apenas atenderam pedidos urgentes, mas as autoridades portuguesas decidiram agora pela manutenção da atividade destas estruturas onde é possível não só fazer o cartão do cidadão ou passaporte, mas também registar nascimentos e outros atos burocráticos.

No entanto, na missiva do embaixador, este pede aos portugueses que residem em França que o recurso aos consulados seja “limitado ao estritamente necessário ou urgente” de forma a salvaguardar o “bem-estar” dos utentes e funcionários.

A maioria dos atendimentos nos consulados portugueses em França é feita através de marcação e, desde maio, estas estruturas da diplomacia portuguesa obedecem às regras sanitárias em vigor no país.