De que está à procura ?

Comunidades

“Com a AD o voto eletrónico vai ser uma realidade muito em breve”

© Luís Vieira Cruz / BOM DIA

O deputado Paulo Edson Cunha interveio esta sexta-feira junto dos conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos na Europa, no âmbito da audição ao Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, inserida no programa da reunião anual deste órgão consultivo do Governo português, e quando questionado sobre a posição do seu partido quanto ao voto eletrónico, deixou uma promessa: “Com a AD, o voto eletrónico vai ser uma realidade muito em breve”.

A questão foi levantada pelo conselheiro Pedro Xavier, eleito no Reino Unido, que mostrou o seu desagrado com “o facto de já se batalhar na implementação do voto eletrónico desde os anos 90” e que lamentou que “os vários estudos que já foram apresentados” e os “técnicos consultados” ao longo das últimas décadas não tenham sido “tidos em conta”. “Acho que há uma não vontade do poder político em avançar”, acusou.

Recordando algumas das vantagens desta modalidade, que esta quinta-feira foram elencadas por especialistas na área da segurança auscultados por este grupo de trabalho, disse que em comparação ao tradicional voto postal, o voto eletrónico é “mais barato, mais fácil em termos logísticos e mais seguro”.

Em resposta, Paulo Edson Cunha esclareceu que, quanto a si, “não é preciso que o Conselho das Comunidades Portuguesas se chegue à frente com mais argumentos”, isto porque “houve a oportunidade de estar presente das sessões de quinta e sexta-feira, onde foram debatidos e apresentados pontos” com os quais diz concordar. Por esse mesmo motivo, comprometeu-se a “transmitir aos colegas do partido e da Assembleia da República” aquilo que ouviu “e que vai ao encontro da posição do PSD, e também da AD”, em relação ao voto eletrónico.

“Naquilo que diz respeito ao PSD, nós temos certamente no nosso programa, que ainda não posso disponibilizar, que a operacionalidade do voto eletrónico será uma realidade de a AD ganhar”, avançou aos conselheiros.

Reforçando o facto de estar “convencido e ter comprado os argumentos apresentados” nesta reunião anual do Conselho Regional na Europa no Conselho das Comunidades Portuguesas, comentou que a implementação do voto eletrónico “é apenas uma questão de começarmos”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA