
A língua portuguesa vai estar em destaque na capital sul-coreana com a realização do IV Ciclo de Cinema de Língua Portuguesa da Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros (HUFS), em Seul, nos dias 20 e 21 de maio.
A iniciativa, promovida anualmente pelo Departamento de Português da HUFS, assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa e reforça o papel da cultura lusófona no panorama académico e cultural da Coreia do Sul.
No dia 20 de maio, o ciclo abre com a exibição do filme português “Mar”, da realizadora Margarida Gil, uma obra que cruza memórias, literatura e mar, num registo poético e intimista.
De acordo com a sinopse do filme “Francisca, uma bela mulher, ex-funcionária da Comissão Europeia, vê-se perante uma vida que não era a que tinha imaginado. O seu único filho partiu em busca de outras realidades e Francisca resolve agarrar uma oportunidade de mudança e embarca no veleiro “À Flor do Mar”. Os desafios da viagem começam com o resto da tripulação – Pedro, dono do veleiro é um fascinante traficante de arte sacra, Toni um skipper charmant, Lili uma artista de cabaret e Malik é um jovem clandestino africano. Entre cumplicidades e conflitos a bordo, o espaço torna-se cada vez mais exíguo mas o veleiro vai seguindo a rota dos descobridores Portugueses do séc. XVI. Em alto mar, ocorre a maior traição…”.

Já no dia 21 de maio será apresentado “Nosso Sonho”, do realizador brasileiro Eduardo Albergaria, um filme musical e biográfico que retrata a vida e carreira da dupla Claudinho & Buchecha, ícones do funk melody brasileiro dos anos 1990.
A entrada é gratuita, sendo apenas necessária inscrição prévia através de formulário online.
Veja o trailer de “Mar”: