Cesário quer incentivar o associativismo português em Espanha
O Governo quer incentivar o associativismo da comunidade portuguesa em Espanha, que tem poucos “pontos e momentos de encontro”, segundo o secretário de Estado José Cesário.
“É uma comunidade dispersa, que não tem associações, só uma ou outra mais ou menos informal e, portanto, o Estado tem de encontrar formas de esta comunidade poder ter mais pontos e momentos de encontro”, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
José Cesário terminou hoje uma deslocação a Sevilha, no sul de Espanha, onde se encontrou com representantes da comunidade portuguesa que vive nesta região.
Segundo o secretário de Estado, a falta de “pontos e momentos de encontro” da comunidade foi um dos temas abordados nos encontros que teve no sul de Espanha.
“Havendo iniciativas por parte da comunidade e constituindo-se associações”, o Governo fará em Espanha “aquilo que faz noutros locais”, disse José Cesário, que sublinhou que este ano foram já apoiadas cerca de 200 entidades deste tipo em várias partes do mundo, incluindo uma em Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares (Espanha).
Outra “expectativa muito grande” manifestada por portugueses e espanhóis nestes dias em Sevilha é o da promoção de mais iniciativas ligadas à cultura portuguesa nesta região de Espanha, segundo o secretário de Estado.
José Cesário revelou que será feito agora um trabalho por parte do Consulado-geral de Portugal em Sevilha, em articulação com o conselho consultivo desta área consular, com o objetivo de “tentar encontrar formas” de apoiar mais iniciativas culturais, que considerou promoverem não só a cultura portuguesa em Espanha, mas também contribuírem para a aproximação dos portugueses que estão no país.
Quanto aos serviços consulares, José Cesário sublinhou que no caso de Sevilha “não são problemáticos”, mas garantiu que é sempre um assunto presente em encontros com as comunidades e lembrou o reforço de meios humanos, a renovação de equipamentos informáticos e a reorganização de processos que estão em curso para melhorar os atendimentos nos consulados, incluindo em Espanha.
Nesta deslocação a Sevilha, além dos encontros com representantes da comunidade portuguesa e com os membros do Conselho Consultivo do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha (que inclui também portugueses), José Cesário reuniu-se com o embaixador de Portugal em Espanha, com o cônsul-geral de Portugal em Sevilha e com o cônsul honorário de Portugal em Ceuta, José Rios Claro, a quem entregou a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.
José Cesário disse que quis homenagear José Ríos Claro, um dos mais antigos cônsules honorários nesta região e que “já em várias circunstâncias, algumas, aliás, bastante dramáticas, relacionadas com acidentes que envolveram portuguesas, foi absolutamente determinante na ajuda que deu para apoio a pessoas e resolução de problemas”.
O secretário de Estado de Estado destacou ainda o trabalho de José Ríos Claro pela relação de Portugal e Ceuta.