Cesário participa em reflexão sobre associações no Luxemburgo
“Estivemos 12 associações presentes, assim como os conselheiros da comunidade portuguesa no Luxemburgo”, disse ao BOM DIA, Amândio Matos.
Segundo este associativista, foi “muito produtivo” o encontro que se realizou no passado dia 11 de abril e que, por isso, já foi marcada uma nova data, desta feita com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
O segundo encontro de associações do Luxemburgo terá lugar dia 12 de maio porque é necessário continuar a debater o presente e o futuro do associativismo português, diz Matos: “foram detectadas várias lacunas que podem e devem ser ajustadas para o melhor funcionamento das associações”.
“Foram levantadas várias questões que foram transmitidas ao senhor cônsul, para em conjunto podermos melhorar o nosso trabalho”, disse ao BOM DIA Amândio Matos que acredita “que as associações são necessárias para fazermos a ponte entre a comunidade e as entidades oficiais representativas da comunidade portuguesa no Luxemburgo”.
O segundo encontro, dia 12 de maio, terá lugar no Centro Cultural Camões e, além do Secretário de Estado das Comunidades, conta com a presença dos conselheiros eleitos no Luxemburgo e do cônsul-geral.
Recorde-se que o Luxemburgo não tem, atualmente, nenhuma estrutura que agrupe as associações portuguesas do país, depois do desaparecimento da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL).