De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

Carlos Gonçalves: atrasos consulares são um problema generalizado

“O Luxemburgo tem um problema crónico na capacidade de atendimento à comunidade”, lamenta o deputado do PSD Carlos Gonçalves em entrevista ao BOM DIA durante uma visita ao grão-ducado. “O recrutamento tão propalado de trabalhadores não aconteceu, transferindo-se simplesmente trabalhadores”, acusa o parlamentar.

“Não há uma política concreta de recrutamento de trabalhadores para os consulados”, afirma Carlos Gonçalves, explicando que  “com o envelhecimento e a reforma de muitos trabalhadores” a situação se torna ainda mais preocupante.

“E a pandemia veio criar mais problemas, aumentando os atrasos. Foram tomado medidas excecionais mas a situação de atraso em alguns postos agora é generalizada”, concluiu.

Carlos Gonçalves avistou-se com os conselheiros das comunidades eleitos no Luxemburgo, o embaixador António Gamito, o cônsul-geral Manuel Gomes Samuel e o coordenador do ensino de português, Joaquim Prazeres.

O deputado social democrata recordou que, apesar dos vários encontros que teve, a sua visita ao Luxemburgo foi “sobretudo para participar na cerimónia comemorativa do 40º Aniversário do Centro de Apoio Social e Associativo Português do Luxemburgo (CASA)”, que tem feito um trabalho de louvar para a integração dos portugueses”.

Veja a entrevista completa concedida por Carlos Gonçalves ao BOM DIA: