De que está à procura ?

Europa

Cap Magellan promove Portugal como destino de estudantes

Cap Magellan convida-o a visitar o Espaço Portugal, no salão Partir Étudier à l’Étranger  que terá lugar nos dias 12 e 13 de outubro, em Paris, no espaço de exposições da Porte de Versailles.

Fundada em Paris em 1991, a Cap Magellan é a maior associação de jovens falantes de português e lusófilos, unidos pela mesma vontade de promover a língua portuguesa e a cultura lusófona. A associação tem desempenhado um papel pioneiro em diversos projetos e iniciativas, promovendo as vantagens de uma dupla cultura numa sociedade em constante evolução.

Nos últimos anos, a associação tem intensificado o seu trabalho de promoção do ensino superior português, com particular destaque para o “contingente especial destinado aos jovens lusodescendentes e emigrantes portugueses em França”? Esta quota especial refere-se à quota de vagas bloqueadas no ensino superior para jovens lusodescendentes: uma quota de 7% de vagas na primeira fase de candidatura após o bacharelato, e de 3,5% na segunda fase de candidatura. Graças ao apoio personalizado no processo de candidatura levado a cabo pelo Capitão Magalhães, dezenas de estudantes que decidiram continuar os seus estudos em Portugal puderam ser ajudados nos seus esforços. Nos últimos anos tem-se observado um aumento do número de lusodescendentes e emigrantes que integram estabelecimentos de ensino superior portugueses através desta quota, embora a quota especial esteja ainda longe de estar totalmente preenchida.

Dando continuidade a este trabalho de promoção do ensino superior português, o Capitão Magalhães confirma a sua presença no Salon Partir Etudier Abroad, num Espaço Portugal que reúne diversas instituições de ensino superior portuguesas, no sábado 12 de outubro e no domingo 13 de outubro próximos. Pode encontrar lá: a Agência nacional Erasmus + e a Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Instituto Piaget, a Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro (UTAD) e Cabo Magalhães.

Recorde-se que a feira Partir Étudier à l’Étranger destina-se a estudantes do ensino secundário, que pretendam orientar-se no ensino superior, e a estudantes do ensino superior, que possam considerar uma reorientação ou procurar adquirir experiência internacional após iniciarem os seus estudos em França . Destina-se também a pais e professores que orientam os jovens nas suas escolhas profissionais.

A Cerimónia de Inauguração Oficial do Stand terá lugar no sábado, dia 12 de outubro, pelas 11h00, com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em representação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, José Augusto Duarte, Embaixador de Portugal em França e Mafalda Costa Macedo, Diretora de Acesso aos Serviços de Ensino Superior da DGES.

A conferência “Estudar e Fazer Investigação em Portugal” é também organizada no local no domingo, 13 de outubro, às 11h30. Durante a conferência, as estruturas presentes farão uma apresentação do ensino superior português e dos procedimentos de admissão, e das oportunidades existentes no âmbito do programa Erasmus+.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA