Um “problema operacional” seguido de uma evacuação das áreas de embarque causou transtornos para os passageiros no aeroporto do Luxemburgo esta manhã.
O caos começou às 6h quando um problema técnico paralisou as operações no Findel, atrasando todos os voos programados.
A polícia confirmou que foi necessária a evacuação de algumas áreas de embarque. 800 passageiros que já tinham feito o check-in tiveram que passar pelos balcões e pela segurança novamente.
As autoridades descobriram que um dos detectores de metais estava com defeito, o que obrigou a reiniciar as operações de segurança.
Além disso, uma operação de busca foi lançada para encontrar um passageiro. A informação foi confirmada à RTL pela polícia. Segundo apurado, o passageiro não passou pela segurança. As autoridades luxemburguesas garantiram que ele não era procurado por motivos criminais.
A situação já voltou ao normal e os voos foram retomados. No entanto, atrasos residuais são esperados.
A Luxairport informou no seu site, “devido a uma avaria técnica temporária, 12 passageiros acederam à zona de segurança aeroportuária sem terem sido completamente controlados. Na sequência deste incidente, a zona foi evacuada e submetida a um controlo integral. A segurança aeroportuária é uma prioridade absoluta e por este motivo, a decisão de evacuar a zona foi inevitável. Consequentemente, o horário dos voos poderá sofrer perturbações ao longo do dia. Agradecemos aos passageiros a sua compreensão e pedimos desculpa pelo incómodo causado”.