De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Mundo

Cabo Verde em estado de emergência durante 20 dias

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, declarou sábado a situação de emergência no país por 20 dias, uma medida tomada pela primeira vez na história do país para intensificar o combate ao novo coronavírus no país.

A declaração foi feita após a comissão permanente da Assembleia Nacional ter aprovado na sexta-feira o pedido do Presidente, e de o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ter defendido na véspera que fosse imediata para permitir ao Governo reforçar as medidas de prevenção.

Jorge Carlos Fonseca justificou a medida como o objetivo de defender interesses e valores fundamentais do país e da comunidade e para dar meios legítimos às autoridades para um combate mais eficaz à pandemia.

O período de emergência inicia às 00:00 de domingo e vai vigorar até 17 de abril em Cabo Verde, país que regista até ao momento cinco casos positivos de covid-19 e um óbito.

Três casos foram registados na semana passada na ilha da Boa Vista, dois turistas ingleses e uma dos Países Baixos. Um dos turistas ingleses, de 62 anos, acabou por morrer na segunda-feira e os restantes já foram transferidos para os países de origem.

Na cidade da Praia, ilha de Santiago, estão confirmados dois casos, um casal.