De que está à procura ?

Desporto

Braga prepara receção ao Saint-Gilloise

© DR

O Sporting de Braga recebe na quinta-feira os belgas do Union Saint-Gilloise, no embate entre os líderes do Grupo D da Liga Europa de futebol, poucos dias depois de ter sofrido a primeira derrota na época 2022/23.

O encontro da terceira jornada opõe duas equipas com um percurso imaculado na segunda prova europeia de clubes: os minhotos bateram o Malmö por 2-0 e o Union Berlim por 1-0, enquanto o Saint-Gilloise impôs-se aos suecos por 3-2 e ao surpreendente comandante da Liga alemã por 1-0.

A equipa treinada por Artur Jorge procura dar mais um passo em direção à qualificação direta para os oitavos de final, reservada apenas ao vencedor do agrupamento, uma vez que o segundo classificado terá de passar por um ‘play-off’ para se manter na competição.

O embate com os belgas surge seis dias depois de os ‘arsenalistas’ terem sofrido o primeiro desaire na temporada, no estádio do FC Porto, por números volumosos (4-1), tendo sido igualados pelo campeão nacional na segunda posição da I Liga, e ficado mais longe – a três pontos de distância – do líder Benfica.

Enquanto o Braga interrompeu uma série de oito triunfos seguidos, o Saint-Gilloise procura conquistar a quarta vitória consecutiva em Braga, depois de os últimos dois êxitos na Liga belga lhe terem permitido subir do sétimo para o quarto lugar, o último de acesso à disputa do ‘play-off’ de campeão.

No outro extremo do grupo, o Malmö recebe o Union Berlim, num jogo entre duas equipas que procuram conquistar os primeiros pontos e que se poderão revelar importantes para a concretização do ‘objetivo mínimo’ de terminar no terceiro lugar e disputar o ‘play-off’ da Liga Conferência Europa.

O encontro entre o Sporting de Braga, que já alcançou a final da Liga Europa, em 2010/11, perdida para o FC Porto (1-0), e o Saint-Gilloise tem início às 20:00, no Estádio Municipal de Braga, enquanto o Malmö-Union Berlim começa às 17:45 (hora de Lisboa).

A Roma, treinada pelo português José Mourinho, pode igualar o Bétis no topo do Grupo C, caso vença os espanhóis na capital italiana, enquanto o Fenerbahçe, orientado pelo compatriota Jorge Jesus, defende o comando da ‘poule’ B na receção ao AEK Larnaca.

O Manchester United, no qual alinham os internacionais portugueses Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, tenta ultrapassar o desaire por 6-3 sofrido no domingo ante o rival Manchester City e somar o segundo triunfo seguido no Grupo E, na visita aos cipriotas do Omonia.

A final da Liga Europa da época 2022/23 está marcada 31 de maio de 2023, na Puskas Arena, em Budapeste.

TÓPICOS