De que está à procura ?

Mundo

Blue Origin terá um astronauta português

© DR

A Blue Origin, do multimilionário Jeff Bezos, apresentou pormenores de próximas missões na Glex Summit 2022, a decorrer em Ponta Delgada. Ainda não se sabe o nome do astronauta.

Basta atingir apenas 100 kms acima da superfície terrestre para alguém se tornar num astronauta. A linha Kerman, como é conhecida, ainda não foi cruzada por algum português.

A Blue Origin efetua voos espaciais desde o ano passado, e o próprio CEO da empresa já ultrapassou a linha, tendo-se tornado também num astronauta, na primeira viagem da empresa.

O evento é organizado pelos portugueses da Expanding World e pelo Explorers Club de Nova Iorque. E trata-se de uma conferência científica em que os astronautas costumam estar em destaque, como refere o Diário de Notícias.

No fim de um vídeo exibido pela Blue Origin veio o anúncio de que um dos astronautas a seguir o caminho da empresa seria português. Já houve reações por parte da Expanding World.

“É um anúncio que nos enche de grande satisfação porque ao terceiro ano a Glex é já um dos principais encontros da indústria aeroespacial, mais nesta lógica de exploração espacial. E ter um player desta natureza a escolher a Glex para este anúncio de um português no espaço enche-me obviamente de grande satisfação, como nos encheu o anúncio da NASA da sua próxima missão a Vénus, como nos encheu o anúncio por um dos maiores players das estações espaciais, a Axiom, ter vindo também aqui apresentar as suas futuras cápsulas na Estação Espacial Internacional”, referiu Manuel Vaz, da organização portuguesa.

Havia sido anunciado no início do ano que havia 13 eventuais astronautas portugueses, que estavam entre os aprovados pela Agência Espacial Europeia para continuar o processo de seleção em curso de seis astronautas de carreira.

#portugalpositivo

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA