De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Alemanha

Berlim: música e arte barroca em Portugal no século XVIII

Este é o tema de mais uma Tertúlia com Músicas da Berlinda, uma associação sem fins lucrativos para a comunidade de falantes de português na capital alemã, que decorre na próxima sexta-feira, pelas 19h00 no espaço português “Sete Mares”.

Trata-se de um encontro informal onde se falará sobre a música portuguesa no séc. XVIII, com excertos das primeiras óperas portuguesas, pinturas da época (na fotografia acima “Alegoria ao Terramoto” de 1755, de João Glama Strobërle) e uma reconstituição arquitetónica do Terreiro do Paço antes da catástrofe, ou seja, questões que retratam a vida cultural e política em Portugal pouco antes de 1755.

Recorde-se que, em 1755, um terramoto de enorme magnitude abalou Lisboa e todo o país. À destruição generalizada seguiu-se o desafio da renovação arquitetónica e também política, liderada pelo Marquês de Pombal, que trouxe a Lisboa a Baixa Pombalina e a Portugal no geral, as raízes do Iluminismo. Portugal nunca mais foi o mesmo. Mas como era antes? Refletir sobre estes assuntos é o objetivo da palestra que será dada por Inês Thomas Almeida (diretora da associação Berlinda e Marketing Manager da empresa de produção de eventos finke | production GmbH) e que será ilustrada por inúmeros exemplos de músicas, excertos das primeiras óperas portuguesas, pinturas, gravuras e até anedotas da época.

Depois da palestra será servido um jantar (opcional, 14€ por pessoa) de pratos do séc. XVIII (entrada, prato principal e sobremesa), confecionados segundo as receitas do primeiro livro de cozinha editado em Portugal, a “Arte de Cozinha” de 1693, escrito por Domingos Rodrigues, Mestre de Cozinha do Rei D. Pedro II (veja imagem abaixo). Segue-se discussão e convívio informal entre os participantes.

“Arte de Cozinha” de Domingos Rodrigues, cozinheiro do Rei D. Pedro II, 1693