De que está à procura ?

Desporto

Benfica bate Guimarães pela diferença mínima

© lusa

Um golo do futebolista Aktürkoglu deu o triunfo ao Benfica, por 1-0, na receção ao Vitória de Guimarães, em jogo da 13ª jornada da I Liga, e deixou os ‘encarnados’ a dois pontos da liderança.

Com este resultado, o Benfica soma agora 31 pontos e está encostado ao líder Sporting, que na quinta-feira perdeu com o Moreirense (2-1), enquanto o Vitória manteve-se em sexto, com 21.

De realçar que os ‘encarnados’ têm um jogo a menos. O calendário fica acertado a 19 de dezembro no jogo em atraso da oitava jornada, com o Nacional, agendado para as 17:00.

A ter de vencer para se encostar ao Sporting, o Benfica entrou mais pressionante a dominar a posse de bola e, logo aos oito minutos, Pavlidis introduziu a bola na baliza de Bruno Varela, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.

O Vitória, que também não queria perder o comboio da Europa, foi jogando com cautela, com um ataque apoiado e sem correr riscos desnecessários, para não ser apanhado em contrapé, com especial destaque para a organização defensiva.

A ocuparem melhor os espaços, os comandados de Rui Borges estiveram perto do golo aos cinco minutos, quando Kaio César rematou ao lado da baliza de Trubin, guarda-redes que, aos 14, defendeu o ‘canto direto’ que Nuno Santos tentou marcar.

A jogar de olhos nos olhos com os ‘encarnados’, o castelo vimaranense viria a abrir uma brecha, quando Leandro Barreiro – hoje no lugar do castigado Kökcü, abriu para Pavlidis. O grego desmarcou Aktürkoglu, na esquerda, e este, aos 29 minutos, btu Bruno Varela.

Perto do intervalo, Aktürkoglu, aos 42 minutos, e Pavlidis, aos 45+1, viram os defesas Alberto Baio e Óscar Rivas, respetivamente, fechar-lhes a porta do golo.

Na segunda parte, apesar da posse de bola estar maioritariamente na posse do Benfica, o Vitória de Guimarães foi mais pragmático, com Óscar Rivas, Nuno Santos e Alberto Baio a fazerem a bola passar muito perto da baliza do Benfica, mostrando que os três pontos não estavam ainda garantidos para os ‘encarnados’.

Aliás, a saída de Leandro Barreiro, rendido por Amdouni, fez não só recuar Aursnes para o triângulo defensivo como também perder momentaneamente o domínio do meio-campo, tarefa que já antes estava a ser bastante complicada.

Aos poucos, o Benfica foi conseguindo sair a jogar e, aos 77 minutos, Pavlidis dispôs de nova oportunidade para ampliar a contagem, a passe de Aktürkoglu, mas rematou por cima da trave. Aos 81, foi a vez de Otamendi, de cabeça, a atirar ao lado.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA