De que está à procura ?

Lifestyle

Bailarino português estreia-se no Japão

 O espetáculo de dança “Na onda da distância”, do coreógrafo e bailarino Rafael Alvarez, estreou-se no Performing Arts Meeting, em Yokohama, no Japão, anunciou a organização.

Trata-se de um dueto de Rafael Alvarez e Yuta Ishikawa, e cuja estreia nacional está prevista para Lisboa, a 27 a 30 de março, no Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.

Posteriormente, o espetáculo – que tem direção artística e técnica, coreografia, cenário e figurinos de Rafael Alvarez – fará circulação em Ílhavo, Porto, Barreiro e, no estrangeiro, em Tóquio, Kuala Lumpur e Banguecoque.

Este dueto, criado entre Portugal, França, Malásia e Japão, em colaboração com o intérprete japonês Yuta Ishikawa, foi desenvolvido no contexto do Projeto Wave.

“Um espetáculo de papel desenhado a partir de uma dança aberta de sentidos e mergulhos noutras leituras – longe e perto, mais perto do que longe, a oriente e a ocidente, os dois intérpretes de um e de outro lado do oceano, trazem à superfície um mar de ilusões”, segundo a sinopse do criador.

O Projeto Wave dá continuidade à pesquisa e criação coreográfica iniciada pelo coreógrafo Rafael Alvarez no Japão, em 2017, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Além da criação e estreia em Portugal e no Japão do dueto “Na onda da distância”, e da sua circulação nacional e internacional, será feita a reposição do solo “No intervalo de uma onda” (2017).

Integra igualmente um conjunto de atividades de criação, apresentação e formação, nomeadamente residências, espetáculos, laboratórios e masterclasses realizadas em Portugal, França, Japão e Malásia.

Estas atividades envolvem localmente artistas profissionais e estudantes do ensino superior artístico, bailarinos com diversidade funcional, maiores de 55 anos e seniores na apresentação de diferentes criações de ligação à comunidade, segundo o projeto.

Veja o trabalho de Rafael Alvarez, em baixo:

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA