De que está à procura ?

Lifestyle

Azores Fringe Festival regressa com programação em sete ilhas

© Marco Furtado

A 14.ª edição do Azores Fringe Festival decorre nas próximas semanas, levando uma vasta programação cultural a sete ilhas dos Açores. Com cerca de 50 eventos, o festival reúne uma centena de artistas, incluindo 40 colaboradores açorianos, apresentando propostas que vão do teatro à dança, música, literatura, cinema, exposições e artesanato, bem como conversas e instalações artísticas.

“O Fringe é uma cornucópia para todos os gostos culturais artísticos, mesmo em tempos de incerteza”, afirma Terry Costa, responsável pela MiratecArts, entidade organizadora do evento.

De acordo com a nota enviada ao BOM DIA, o responsável admite desafios logísticos e financeiros, incluindo dificuldades nas ligações interilhas e limitações no acolhimento de artistas, mas mantém a expectativa de continuidade da programação ao longo do ano. “Tivemos que fazer cortes, afetando o acolhimento de artistas no epicentro do festival, na ilha do Pico, que pretendiam criar nova arte e desenvolver performance para os palcos. Enquanto aguardamos respostas aos investimentos regionais de 2026, era necessário decidir para conseguirmos avançar, pois também temos problemas com conseguir viagens interilhas por falta de espaço nos voos. São desafios constantes para conseguir apresentar algo nas ilhas rurais. Mas,  ainda temos esperança de boas notícias e continuar a programação da MiratecArts até ao final do ano”, explica. 

O festival arranca a 15 de maio, com um fim de semana de programação na Biblioteca Auditório da Madalena, na ilha do Pico, estendendo-se depois a vários espaços culturais da ilha, como a Galeria Costa, o Cella Bar, o Auditório Municipal das Lajes do Pico e o Auditório do Museu dos Baleeiros. A programação prossegue ainda em São Jorge e Flores durante o mês de junho, envolvendo diferentes parceiros locais.

As sessões de shorts@fringe serão apresentadas em várias ilhas, incluindo o Corvo, Faial e São Miguel, em espaços como bibliotecas e museus, promovendo o acesso ao cinema e à criação audiovisual.

O festival inclui também programação escolar, permitindo a artistas visitar escolas e apresentar os seus trabalhos a públicos mais jovens.

A programação completa pode ser acompanhada online, com atualizações regulares e conteúdos adicionais disponíveis através dos canais oficiais do festival.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA