De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

Associação de autarcas de origem portuguesa reune em Congresso em Paris

A Cívica, associação de autarcas de origem portuguesa em França, vai reunir-se em congresso no próximo domingo, no Hôtel National des Invalides, em Paris.

Sob o tema “Cidadania Europeia: a participação eleitoral no centro da ação cidadã”, a reunião pretende mobilizar os autarcas lusófonos para “campanhas de sensibilização à participação dos europeus não franceses no futuro da Europa”, disse à Lusa Paulo Marques, presidente da Cívica.

O vereador em Aulnay-sous-Bois, nos arredores de Paris, sublinhou que outro dos objetivos é assinalar os 18 anos da associação de autarcas, que conta com “336 membros ativos e 1.967 que participam enviando informações”, num universo de “4.000 autarcas de origem portuguesa em França”.

“Nesse dia, entre outras iniciativas, vai ser apresentada a potencial participação dos europeus. Este ano, não é só uma campanha portuguesa que é difundida, mas a Cívica organiza uma campanha para todas os cidadãos europeus residentes em França, ainda que a comunidade portuguesa seja a mais numerosa”, explicou.

Paulo Marques destacou que se quer “aproveitar 18 anos de campanhas sucessivas de recenseamento eleitoral dos portugueses residentes em França para trabalhar com outras comunidades até 31 de dezembro, que é a data final para se inscreverem nas listas eleitorais” com vista às eleições europeias de 2019.

No congresso, em que são esperadas “cerca de 200 pessoas”, vai ser feita uma homenagem ao ex-presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, que morreu em fevereiro, e “com quem a Cívica trabalhou muitos anos”.

Foi com Carlos Silva e Sousa que ficou acordada a exposição “De boue et de larmes”[“De lama e de lágrimas”] em Albufeira, a partir de 04 outubro, sobre o centenário da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial.

“Vão ser perto de 80 fotos que vão mostrar o que se vivia nas trincheiras nesse momento. Os autarcas portugueses de França optaram por levar esta exposição para Portugal para que Portugal se possa também inteirar da realidade dos portugueses nessa época”, acrescentou.

Este ano, a associação Cívica vai levar, novamente, cerca de 55 autarcas de origem portuguesa em “visita de estudo a Portugal”, em outubro, e vai voltar a estar presente no “Salon des Maires” [“Salão dos Autarcas”], em Paris, de 20 a 22 de novembro.