De que está à procura ?

Lifestyle

Antarte leva marcenaria portuguesa à Expo de Osaka

© Antarte

A Expo de Osaka arrancou a 13 de abril, no Japão, e o pavilhão de Portugal tem-se destacado entre os mais visitados. Com design do arquiteto japonês Kengo Kuma, a empresa portuguesa Antarte foi a responsável por criar mais de 40 peças de mobiliário para o pavilhão português.

Desenhado com cordas e redes de pesca, o pavilhão conta com dezenas de peças que são um exemplo da excelência da marcenaria portuguesa. O arquiteto japonês Kengo Kuma é o criador do conceito do espaço e foi ele quem desenhou o mobiliário que se pode encontrar no interior. A produção das peças ficou a cargo da marca portuguesa de mobiliário Antarte.

“Percebemos, ao longo da nossa história, que tínhamos competência para desenvolver projetos globalmente”, explica Mário Rocha, o CEO da marca à NiT. “Após materializarmos uma instalação de arte de 12 esculturas do arquiteto Siza Vieira para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza, sentimos que este seria o próximo grande evento onde iríamos deixar a nossa marca.”

A Antarte desenvolveu mais de 40 peças de mobiliário incluindo sofás, mesas para o restaurante e bancos altos, recorrendo a materiais sustentáveis e a técnicas que honram a tradição da marcenaria portuguesa. Entre todas, há uma criação que se destaca como símbolo do espaço: a mesa do VIP lounge, onde se encontra o livro de honra. Esta peça icónica foi construída com 177 segmentos de madeira de freixo nacional, com diâmetros e comprimentos variados, torneados manualmente num processo minucioso que exigiu mais de 200 horas de trabalho.

A sustentabilidade esteve no centro das decisões sobre os materiais: além do freixo nacional, existe cortiça portuguesa e algodão ou linho nos revestimentos dos sofás, por exemplo.

“A Antarte é a referência portuguesa em mobiliário de design intemporal. É um privilégio participar num projeto como o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, uma verdadeira montra planetária do estado da arte do know-how de Portugal.”, refere Mário Rocha.

Antarte

Refira-se que Antarte já desempenhou o papel de embaixadora da marcenaria portuguesa noutros países: em 2023, a marca juntou-se ao arquiteto vencedor de um Pritzker, Siza Vieira, para criar esculturas para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza, em Itália.

A Expo Mundial de Osaka decorre até 13 de outubro. Nas primeiras três semanas do certame, o pavilhão português já acolheu mais de 200 mil visitantes, afirmando-se como um dos grandes sucessos desta edição da exposição.

Em Portugal, é possível visitar o Antarte Museum na cidade de origem da marca — Rebordosa —, onde estão expostos exemplares destas e outras peças.

O vídeo que se segue apresenta mais detalhes sobre o trabalho da empresa portguesa no âmbito da Expo Osaka:

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA