Andorra: Grupo de Folclore Casa de Portugal tem nova sede
A nova sede do Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, foi inaugurada no centro cultural La Llanterna, na cidade de Escaldes-Engordany.
O novo espaço da cultura portuguesa no Principado foi inaugurado às 18 horas pelo Padre Antoni Elvira, pároco da paróquia de Escaldes-Engordany benzendo as instalações e dirigindo uma mensagem aos membros do Grupo que semanalmente utilizam as instalações para que “tenham muito êxito nas iniciativas de fraternidade que tem previsto realizar”.
O presidente do Grupo, José Luis Carvalho, dirigiu-se a todos os presentes agradecendo a presença de tão ilustres convidados do Principado de Andorra assim como membros da comunidade portuguesa além do deputado Paulo Pisco, de Duarte Pinto da Rocha, cônsul-geral de Portugal em Andorra e Rui Fernandes, conselheiro das comunidades Portuguesas.
Carvalho dirigiu umas palavras à Cònsol (Presidente da Câmara) d’Escaldes-Engordany, Rosa Gili, pela cedência das instalações e por confiar no projeto cultural e na trajetória do Grupo de Folclore Casa de Portugal. Agradeceu a todas instituições, patrocinadores e movimento associativo que colabora diretamente com o Grupo. Terminou agradecendo e exaltando emocionado o trabalho que o elemento do Grupo tem tido ao longo de 28 anos de atividade.
Por sua vez Rosa Gili afirmou que “era um orgulho para a paroquia de Escaldes-Engordany ceder as instalações” e que era uma alegria “ver a salta repleta de pessoas num ambiente de confraternização” e acrescentando que “a comunidade portuguesa ajudou a construir a Andorra da atualidade”.
A Ministra da Cultura e Desporto do Principado, Monica Bonell também interveio agradecendo “a grande atividade cultural que se realiza desde o Grupo” assegurando que “faz enriquecer ainda mais a cultura andorrana”. “Estejam onde estiverem, a vossa música e o folclore está sempre presente”, referiu ainda.
A continuação o Deputado Paulo Pisco reconheceu a amizade que o liga ao Grupo por “defender e tão bem a portugalidade e ser um digno embaixador de Portugal no Principado”. Para terminar o momento institucional o Cônsul Geral de Portugal, que iniciou funções há poucas semanas, dirigiu-se emocionado por celebrar este momento tão importante. Duarte Pinto da Rocha felicitou o Grupo pela tarefa de divulgação da cultura portuguesa e pelo “grande diálogo e trabalho conjunto que há entre os dois países”.
A cerimónia contou ainda com duas surpresas, a primeira a cargo do empresário José Costa que aproveito o evento para obsequiar os elementos do Grupo com uma casaca para vestirem nos momentos de representação e deslocações e a continuação Patricia Barrientos, Vice-presidente da Associação de Argentinos em Andorra obsequiou o Grupo com um quadro onde certificavam as boas relações entre as duas instituições e felicitavam o Grupo pelo novo espaço cultural.
O evento continuou com um lanche convívio repleto de iguarias portuguesas elaboradas pelos elementos do Grupo que para a ocasião estrearam e vestiram t-shirt vermelha oferecida pela empresa K Rodrigues, e a festa terminou ao som da concertina com cantigas e danças executados pelos diferentes membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal e o Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho.
A atividade cultural do Grupo de Folclore Casa de Portugal continua na próxima semana com a participação na 45ª edição da Fira d’Andorra la Vella que irá decorrer nos dias 25, 26 e 27 de outubro na cidade de Andorra la Vella, capital do Principado de Andorra.