De que está à procura ?

Desporto

Andebol: Triunfo histórico frente à Dinamarca coloca Portugal na ronda principal

© Max Grellier

Portugal venceu a Dinamarca por 29-31 e fez história esta terça-feira, qualificando-se em primeiro lugar, com dois pontos e vai defrontar a Alemanha na quinta-feira, no âmbito do Euro 2026 de andebol.

Depois do inesperado empate com a Macedónia, que colocou a equipa na posição de chegar à última jornada sem a qualificação para a ronda princial garantida, os Heróis do Mar provaram que a Dinamarca, apesar do histórico de 19 triunfos consecutivos, não era imbatível.

Portugal nunca perdeu a liderança tendo estado a vencer por 9-12. Ao intervalo, os a seleção nacional continuavam a mandar no encontro ainda que com uma diferença mínima (11-12), para no final se agigantarem de vez à tetracampeã do mundo.

Max Grellier

De acordo com o jornal A Bola, a equipa nacional mostrou-se excelente na defesa e no ataque, sendo que as situações nunca faltaram e o resultado só não se tornou mais expressivo porque algumas não tiveram a melhor finalização.

Portugal chegou aos últimos três minutos em vantagem (26-28), obrigando a Dinamarca, considerada a melhor seleção do mundo, a recorrer à marcação individual sobre Martim e Kiko Costa, numa solução à antiga. Ainda assim, António Areia apontou um golo que manteve a esperança lusa (e não se ficou por aí, voltando a marcar pouco depois). Capdeville foi decisivo entre os postes, fechando a baliza nos momentos finais, antes de Martim Costa sentenciar o encontro e confirmar um triunfo histórico por 29-31 frente aos dinamarqueses.

Este resultado épico que garante à seleção nacional o apuramento para a fase seguinte, juntando-se a França, Alemanha, Dinamarca, Espanha e Noruega, com dois pontos somados.

Nas redes sociais, a Federação de Andebol de Portugal fez uma publicação com uma série de fotos dos vencedores do jogo, acompanhadas pelo seguinte texto: “Como vamos dormir hoje? De sorriso nos lábios”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA