De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Colunistas

Acabe com o tabu do exame de próstata

Certamente já ouviu alguma piadinha a respeito do exame de próstata. Mas é preciso que você entenda, de uma vez por todas que, homem que é homem se previne!

Uma recente pesquisa mostrou que quase 50% dos homens com idade superior a 45 anos ainda não realizaram o exame preventivo do câncer de próstata. E, eu duvido que você não saiba o motivo. Isso mesmo: o tabu do exame de toque.

O principal exame para a detecção de alguma anomalia na próstata é clínico, ou seja, exige o contato do médico com o paciente. O grande problema neste caso é que este exame consiste no médico tocando a próstata, e esta, fica localizada no início do reto.

Está aí um dos principais motivos pelo qual 49% dos homens com idade acima de 45 anos ainda não realizou esse exame.

Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo, juntamente com a Bayer, entre essa porcentagem de homens que não nunca fizeram o exame, 24% alegaram que a realização do mesmo fere a masculinidade deles, enquanto os outros 13%, acreditam que este não é um exame necessário para a detecção de problemas na próstata, ou seja, eles pensam da mesma forma que os outros, apenas não assumem.

Não é à toa que o câncer de próstata é a doença que mais mata homens no país, ficando atrás apenas dos cânceres de pele (não letais), entre os homens. Conforme um levantamento realizado pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer, entre os anos de 2018 e 2019 haverão cerca de 68.220 de casos de câncer de próstata registrados no país.

Como acabar com o tabu do exame de próstata?

A primeira coisa que os homens precisam entender de uma vez por todas é que a próstata não está dentro do reto, mas infelizmente, não existe outra maneira de realizar esse exame. O ‘lance da dedada’ é verídico, mas não funciona exatamente como o imaginado.

A próstata fica localizada logo abaixo da bexiga, bem acima dos testículos. A única maneira de alcançá-la é através do toque retal, que, ao contrário do que muitos imaginam, não causa nenhuma dor, não dura mais do que 20 segundos e muito menos, fere a masculinidade de ninguém.

Certamente ao observar melhor a imagem acima você entenderá como esse é um órgão de difícil alcance. Perceba que ele fica localizado colo no início do reto, ou seja, nenhum dedo entrará em você até o fim, geralmente, apenas a ponta do dedo é utilizada nesse exame.

As crenças machistas que permeiam nossa cultura são as principais responsáveis pelo alto número de mortes de homens, pelo câncer de próstata.

Ainda segundo informações do INCA, esse tipo de câncer causa mais de 13 mil mortes por ano, mortes que poderiam ter sido evitadas se o machismo fosse deixado de lado, e o exame de próstata preventivo tivesse sido realizado.

Segundo essa mesma pesquisa, 9 em cada 10 casos de câncer de próstata são curados quando diagnosticados no início.

Por que o exame de próstata é tão importante?

Além de detectar o câncer de próstata, esse exame também serve para o diagnóstico de doenças relacionadas ao ânus e intestino grosso, ou seja, ele é extremamente necessário para a saúde masculina. E, lembre-se: são no máximo 20 segundos de exame, que podem salvar sua vida.

Vale dizer também que, um em cada oito homens no país, é atingido por essa doença, um tumor que não promove nenhum sintoma e capaz de se espalhar com extrema rapidez, atingindo em poucos meses outros órgãos. Por isso, realizar os exames preventivos com a frequência indicada por seu médico é tão importante.

Pense bem: você prefere 20 segundos de um exame (que seus amigos nem precisam ficar sabendo que você fez) e salvar sua vida do que correr o risco de ter uma doença que pode levá-lo a óbito e não se tratar a tempo por simples preconceito.

É importante frisar que, se precisar tirar a próstata, como acontece no caso de cirurgias como a chamada prostatectomia radical, corre-se o risco de sofrer com impotência sexual. Segundo a EuroClinix, em 60% dos casos de retirada de próstata sofre-se com problemas de ereção, orgasmo e ejaculação. Conclusão: melhor ficar atento e garantir uma próstata saudável.

É uma escolha simples, que apenas homens de verdade, que sabem que sua masculinidade não corre riscos por causa de uma prevenção médica fazem corretamente. Como você quer ser conhecido? Como o homem de verdade, que se previne, ou como o heterossexual frágil?

Fontes: Oncoguia, Estadão