De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Alemanha prende suspeitos de planear atentado

De acordo com informação divulgada pela Deutsche Welle, três homens acusados de integrar organização terrorista “Estado Islâmico” e de planejar um atentado no centro da cidade de Düsseldorf foram detidos, esta quinta-feira, pelas autoridades alemãs. Um quarto suspeito está está em prisão preventiva em França.

Os três sírios, com idades compreendidas entre os 25 e os 31 anos, foram detidos nos estados da Renânia do Norte-Vestfália, Brandemburgo e Baden-Württemberg, segundo um comunicado da Procuradoria-Geral da República, em Karlsruhe.

O grupo estaria a planear um atentado no centro da cidade de Düsseldorf. Segundo os investigadores, não há sinais de que os acusados já tivessem iniciado a execução do plano e também não há indícios de que o plano esteja relacionado com o Euro 2016 que decorrerá em França, a partir do dia 10 de junho.

Pelos planos do grupo, dois suicidas detonariam seus explosivos na avenida Heinrich-Heine-Allee, no centro de Düsseldorf. Em seguida, outros terroristas aproveitariam a confusão para disparar contra as pessoas que estivessem na área.

Segundo os promotores, dois dos acusados uniram-se ao “Estado Islâmico” em 2014, na Síria. Em 2015, os dois retornaram à Alemanha, passando antes pela Turquia e pela Grécia. Já na Alemanha, eles convenceram uma terceira pessoa a juntar-se ao grupo. O quarto suspeito viajou da Síria para a Alemanha a mando do “Estado Islâmico”.