De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Alemanha pode adotar novas medidas de contenção

A chanceler alemã Angela Merkel mostrou-se preocupada com o aumento de novos casos de covid-19 na Alemanha, estando prevista uma reunião com os líderes regionais para discutir novas medidas de contenção.

De acordo com informação avançada pelo jornal Bild, a líder alemã terá questionado, numa videoconferência interna do seu partido, a CDU, se a atuação para travar o vírus na capital estaria a ser a mais adequada, sublinhando que “algo tem de ser feito em Berlim”.

A Alemanha registou, na semana passada, mais de 2.000 novos casos diários de covid-19, números que se assemelham aos de abril. Só no sábado, os valores chegaram aos 2.507, os mais altos desde 18 de abril.

Merkel acredita que, “se a tendência continuar assim, a Alemanha terá 19.200 novas infeções por dia”, cita o Bild, remetendo para a altura do Natal e das festas familiares.

O Instituto Robert Koch (RKI) e o virologista Christian Drosten têm alertado diversas vezes para o perigo de contágio durante celebrações familiares.

Só em Biefeld, no estado federado da Renânia do Norte-Vestefália, cerca de 900 alunos e professores de uma escola estão em quarentena, depois de terem sido detetados vários casos em consequência de uma reunião familiar.

“O desenvolvimento dos contágios preocupa-nos muito. Não acontece em todos os lados, mas sim de forma local e regional. Não podemos deixar que, em algumas zonas, o vírus se continue a propagar exponencialmente”, destacou esta semana o porta-voz do governo, Steffen Seibert.