De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Alemanha, Bélgica e Luxemburgo: mau tempo causa vítimas e estragos

Pelo menos seis pessoas morreram e 30 estão desaparecidas em resultado de fortes tempestades e chuvas torrenciais que atingiram a Alemanha nas últimas horas.

As autoridades municipais de Ahrweiler, no estado federal da Renânia-Palatinado, no sudoeste do país, confirmaram a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras 30. Dois bombeiros que trabalhavam no esforço de salvamento também morreram.

Pelo menos seis edifícios em Ahrweiler ruíram devido às chuvas, que afetaram ainda a estabilidade de outros 20, segundo as autoridades locais.

Entretanto, na Bélgica, a região da Valónia está em uma situação crítica. Duas pessoas morreram devido ao mau tempo na província de Liège. Uma dúzia de casas desabou na cidade de Pepinster.

A situação é extremamente caótica, especialmente na província de Liège. A presidente da Câmara de Eupen, Claudia Niessen, confirmou que uma morte havia ocorrido em sua comuna. Outra morte deve ser lamentada na cidade de Aywaille.

Todas as províncias da Valónia foram afetadas por essas enchentes, mas é em Liège que a maioria dos danos é observada. As três províncias da Valónia lançaram a fase provincial de gestão de crises e os comboios estão imobilizados, nomeadamente na ligação internacional com o Luxemburgo.

O mesmo acontece em França: a zona fronteiriça com o grão-ducado está a braços com inundações e as ligações ferroviárias com o Luxemburgo estão interrompidas.

No Luxemburgo, só na noite de quarta para quinta-feira, a proteção civil e a polícia realizaram mais de 1.200 intervenções por razões meteorológicas em todo o país, informou o Ministério do Interior em comunicado.

“As intervenções do CGDIS consistiram principalmente no resgate ou na segurança de pessoas em perigo”, explica. Não há registo de pessoas feridas até quinta-feira de manhã. Mas os danos materiais é significativos: 110 seções da estrada foram bloqueadas. O exército está a apoiar o trabalho de limpeza.