De que está à procura ?

Portugal

Agência Espacial Europeia investe milhões em Santa Maria

© DR

A Agência Espacial Europeia (ESA) prepara-se para investir cerca de quatro milhões de euros no teleporto da ilha de Santa Maria, nos Açores.

“Há um investimento que está calculado no âmbito dos vários programas que vão ser financiados através do investimento que o Estado [português] fez na ESA e que a ESA vai reinvestir aqui em Santa Maria. Temos já previsto um investimento de quatro milhões neste teleporto”, afirmou Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, após uma visita ao teleporto espacial de Santa Maria, infraestrutura que inclui uma estação da Agência Espacial Europeia.

A ministra realçou que o acordo entre Portugal e a ESA para a exploração daquela estação europeia foi prolongado por mais cinco anos.

“Acordamos investir 115 milhões de euros para os próximos cinco anos, o que foi o maior investimento que o Estado português alguma fez na ESA. Os Açores são uma peça fundamental nesta área”, reforçou.

A 23 de novembro foi anunciado que o orçamento da Agência Espacial Europeia para os próximos três a cinco anos totaliza cerca de 17 mil milhões de euros, com Portugal a contribuir com 0,68% das verbas (quase 115 milhões de euros).

O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, elogiou a manutenção da estação da ESA em Santa Maria e considerou que a região está no “bom caminho” para atingir a “meta” de ter um porto espacial na ilha.

“Estamos a tratar do futuro com base na capacidade instalada para criarmos sinergias entre o Governo dos Açores, o Governo da República e a autarquia para potenciarmos investimento. A extensão do contrato com a ESA já é um ótimo sinal, mas estamos a preparar um verdadeiro ecossistema espacial para os Açores”, vincou.

Hoje, integrada na visita da titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à ilha de Santa Maria, foi assinada a escritura da concessão de um terreno para a instalação do Centro Tecnológico Espacial, entre o município de Vila de Porto e a Agência Espacial Portuguesa (PT Space).

Para a ministra, a instalação daquele centro vai “criar sinergias” para o “desenvolvimento de um ecossistema espacial” na ilha açoriana, uma vez que vai “agregar várias capacidades que serão instaladas já este ano”.

O presidente da PT Space, Ricardo Conde, reiterou as potencialidades de Santa Maria para acolher voos hipersónicos e lançar voos suborbitais.

“Estamos a trabalhar institucionalmente e ao nível do que são as oportunidades comerciais para fazermos de Santa Maria um ponto de acesso orbital do Espaço. São esses processos que levam tempo”, acrescentou Conde.

A 19 de dezembro de 2022, o coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço) avançou que o Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria, que vai receber a aterragem do ‘Space Rider’, vai arrancar no primeiro semestre de 2023.

O ‘Space Rider’ será lançado de Kourou (Guiana Francesa) em 2024, a bordo de um foguetão Veja, e estará dois meses numa órbita terrestre baixa equatorial.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA