De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Afinal quantos portugueses emigraram com este Governo?

Como o BOM DIA deu conta, o debate desta segunda-feira, entre Rui Rio e António Costa, ficou marcado por uma acesa troca de argumentos relativa à sustentabilidade económica do país, a propósito da qual veio a lume o número de portugueses a abandonar o país nos últimos anos. O líder do PSD afirmou que “se o crescimento económico fosse fantástico, as pessoas não se iam embora”, referindo números “”de 2016 a 2019, já com as projeções de 2019, emigraram 330 mil pessoas”.

O jornal de fact checking Polígrafo foi verificar a veracidade e exatidão desta afirmação do candidato social-democrata. Recorrendo a números do Instituto Nacional de Estatística (INE), mais especificamente ao relatório “Estimativas de População Residente em Portugal – 2018“, é possível verificar que o número total de emigrantes registados durante a presente legislatura é de cerca de 260 mil.

E quanto às ” projeções de 2019″ de que fala Rui Rio? Não é possível encontrar esses dados nem no INE nem no Observatório da Emigração que o candidato a primeiro-ministro citou como fonte. Podemos apenas especular que, para chegar aos 330 mil emigrantes no final de 2019, Rui Rio estará a apontar a um número de 70 mil saídas durante este ano, o que não parece descabido pois até seria um registo inferior à média dos últimos anos. Contudo, neste momento o número apresentado pelo secretário-geral do PSD não possui base de sustentação factual.