Academia do Bacalhau de Bruxelas comemorou 11 anos
Fundada a 19 de Novembro de 2013, a Academia do Bacalhau de Bruxelas é uma das seis dezenas existentes no mundo, e celebrou no passado fim de semana os seus 11 anos, com uma gala no palacete do Parque Real, em Bruxelas.
Cerca de uma centena de convidados entre comadres, confrades e entidades oficiais encheram o salão, segundo o Blogue do Minho. Entre os participantes contou-se o embaixador de Portugal, Jorge Cabral, a Chefe de Missão Adjunta e Encarregada da Secção Consular, Joana Estrela, o cônsul honorário de Portugal em Gand, Bruno Joos De Ter Beer, o burgomestre de Bruxelas Saint Gilles, Jean Spinette e o Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, Francisco da Cunha.
Segundo a mesma fonte, no decorrer da cerimónia, foram colocadas as insígnias a dois novos confrades da Academia do Bacalhau de Bruxelas.
Outros eventos gastronómicos com esse peixe oriundo dos mares do Norte desde 1497 para Portugal, serão realizados até finais do ano e em 2025, com calendário a aprovar também para a Bélgica e França, com os dotes culinários do Chef Filipe Morgado, da sua Taverna, na Feitosa, e os Ajudantes e dedicados ao serviço, Filipe Matos, do “ Fátima Amorim”, na Correlhã, e João Leonardo Matos, da Taverna.
Presidiu à gala o líder da tertúlia de amigos e admiradores do peixe “rei” das mesas portuguesas, Amândio Maia; a sessão foi dirigida pelo seu Vice-Presidente Manuel Meireles, coadjuvado pelo colega Domingos Ferreira e a Tesoureira Filipa Pedro.