De que está à procura ?

Colunistas

A reabilitação urbana em Portugal

A alteração da lei das rendas, associada à legislação dos “Golden Visas” e dos residentes não habituais veio alterar a paisagem urbana das cidades portuguesas.

Portugal está destinado a transformar-se na Flórida da Europa, clima ameno, pessoas simpáticas boa comida. Local ideal para passar férias ou gozar a merecida reforma.

Mas Portugal parecia nunca mais assumir essa vocação natural, derivada da localização extraordinária do nosso território. O fato é que uma legislação demasiado redutora e um populismo governativo limitavam o desenvolvimento.

Foi necessária uma crise, e a intervenção do Fundo Monetário Internacional para que Portugal tomasse as medidas que faziam sentido para todos menos para a classe governante quando no poder.

Hoje está absolutamente claro que as medidas foram corretas, As cidades rejuvenesceram e recriaram-se ss edifícios foram recuperados e reabilitados. Aparecer mais comércios e restauração. O país atraiu novos cidadãos com recursos económicos elevados que investem e gastam em Portugal. O turismo e o imobiliário. Tiveram um forte crescimento nos últimos cinco anos tornando-se um dos motores da economia portuguesa.

Quem regressa a Lisboa ou ao Porto, ao fim de dois anos sem visitar Portugal, nota a diferença. Os edifícios estão reabilitados e pintados, estão mais luminosos. A cidade está linda os jardins são cuidados e as pessoas sorriem.

O melhor de tudo é que esta transformação da cidade não tem marcha atrás, o que foi recuperado, recuperado está e agora temos + luz + sol + beleza para oferecer a todos os que cá vivem ou que nos visitam.

André Brito Caiado
Arquitecto M.Sc. Ph.D.
Contacto Atlântico
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA