De que está à procura ?

Colunistas

A importância de votar

Escrevo este artigo pensando em inúmeras situações e conversas que tenho tido ao longo da minha vida sobre a importância de votar e de participar ativamente na nossa sociedade.

A descrença na vida política é legítima especialmente olhando à nossa volta e vendo tantas situações que nos distanciam daquilo em que acreditamos e do meio em que fomos criados.

É nossa responsabilidade (de todos) intervir no que nos for possível, escolhendo o melhor caminho para nós e para os nossos.

É um direito que temos a participação ativa na nossa sociedade, a demonstração do nosso acordo e do nosso desacordo relativamente ao que se passa à nossa volta e um acompanhamento empenhado das diferentes áreas que (eventualmente) nos “tocam”: saúde, segurança, educação, cultura, alojamento,…

Enquanto cidadãos deverá também ser uma obrigação. Temos a obrigação de criar um futuro melhor para as gerações vindouras, como os nossos pais e avós fizeram, ou tentaram fazer, com a nossa.

É então fundamental tanto a nível local como a nível global que sejamos ativos e críticos, que não arranjemos algo mais importante no dia das eleições, mesmo pensando que o nosso voto não será expressivo no meio de todos os outros…é! E é nossa responsabilidade demonstrá-lo.

Por estas e muitas outras razões faço um apelo aos lusófonos residentes no Luxemburgo há 5 anos (ou mais) para que se inscrevam nas listas eleitorais da cidade de residência até dia 13 de Julho e que votem nas eleições autárquicas de Outubro.

Para informação, grande parte das autarquias irão realizar duas jornadas (sábados) de sensibilização para inscrição nos cadernos eleitorais: 13 de Maio e 1 de Julho.

Somos todos interessados pela comunidade onde vivemos e cabe a cada um de nós dar o seu contributo para a melhorar.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA