A emigração portuguesa no novo livro de Carlos Barros

Carlos Barros, investigador da Universidade Católica Portuguesa e colunista do BOM DIA, acaba de lançar a obra “Entre Fronteiras e Gerações. Jovens Emigrantes e Famílias”, em parceria com a editora da Universidade Católica Portuguesa.
“Este livro é uma forma de alertar para a necessidade de estarmos em conexão e de como a mesma pode ser a peça base da resiliência. Além de uma parte mais teórica, uma outra de estudos com narrativas, no fim apresento boas práticas que pretendem exatamente alertar para a importância da conexão intergeracional”, revelou o autor ao BOM DIA.

Carlos Barros recorre às narrativas destas duas gerações para explorar os principais desafios das migrações e da adaptação, destacando a solidariedade intergeracional e o papel das tecnologias digitais na construção de resiliência.
“O livro explora a dinâmica entre jovens emigrantes e as suas figuras parentais em Portugal”, pode ler-se no resumo da obra. O autor aborda a emigração portuguesa como uma constante histórica e social, destacando as mudanças no perfil dos emigrantes ao longo das últimas décadas.
O livro já se encontra disponível e pode ser adquirido online. No site da Universidade Católica Portuguesa, é possível encontrar a versão digital do mesmo.